Partilhar

Direção-Geral da Saúde quer uniformizar custos nos rastreios de cancro e linhas de financiamento próprias

A Direção-Geral da Saúde defende a definição de critérios para uniformizar os custos dos exames associados aos rastreios do cancro e linhas de financiamento específicas para os programas de rastreio de base populacional.

2 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

No conjunto de ações futuras definidas pelos especialistas que elaboraram o mais recente relatório de avaliação e monitorização dos rastreios oncológicos de base populacional (cancro de mama, colo do útero e cólon e reto), que é hoje apresentado, estão igualmente a uniformização dos custos das consultas de aferição, “devem ser semelhantes em todas as regiões”, avança a Lusa.

O documento aponta ainda a necessidade de uniformizar os procedimentos da atividade dos rastreios em todas as regiões, através da concretização de normas a publicar este ano, assim como desenvolver programas de divulgação e informação à população para melhorar as taxas de adesão. Estes programas, defendem os especialistas, devem ser “específicos para cada programa de rastreio”.

O relatório aponta uma melhoria nas taxas de cobertura nos vários rastreios, mas sublinha a redução da taxa de adesão, sobretudo no rastreio do cancro do cólon e reto (caiu de 51% em 2021 para 41% em 2022).

Para ajudar a aumentar a adesão da população aos rastreios, o documento indica também a possibilidade de fexibilizar/alargar os horários de rastreio.

A integração da informação sobre a atividade de rastreio do cancro da mama na Plataforma de Gestão dos Rastreios de Base Populacional e a criação de mecanismos de “monitorização e certificação periódica” da qualidade técnica dos laboratórios responsáveis pelos testes primários e das unidades que realizam os testes secundários integrados nos programas de rastreio é outro dos objetivos apontados.

Os responsáveis defendem ainda a criação de mecanismos de controlo e monitorização que garantam o cumprimento dos tempos clinicamente adequados para a terapêutica dos casos positivos identificados, assim como o controlo da prescrição de testes de rastreio oncológico oportunístico nas zonas totalmente cobertas por rastreios oncológicos de base populacional.

Finalmente, pretendem formalizar a inter-relação entre as plataformas eletrónicas de gestão dos rastreios e do RON, uma situação que já foi pontualmente conseguida num projeto no Norte do país com os dados de 2021 relativos aos rastreios do cancro do colon e reto.

Defendem também o desenvolvimento de uma ferramenta eletrónica para a publicação e consulta dos dados da atividade de rastreio, pela população, no site da Direção-Geral da Saúde.

Segundo o relatório, no final de 2022, atingiu-se a taxa de cobertura populacional mais elevada dos três programas de rastreio existentes (mama, colo do útero e cólon e reto), mas há problemas de baixa adesão em casos como o do rastreio do cancro do cólon e reto.

 

Mais Recentes

A contagem decrescente já começou e a SANA Hotels revela as suas opções para dar as boas-vindas a 2025

há 11 horas

Nesta unidade hoteleira a época festiva serve-se com requinte e tradição

há 12 horas

O Pai Natal dos Oceanos está de volta e convida os mais novos a visitarem o seu universo

há 13 horas

Uma consoada de excelência? É a promessa deste hotel: venha conhecê-la

há 14 horas

À mesa do Po Tat o vinho é o protagonista da refeição e espera pela sua companhia

há 15 horas

Se gostava de viver um Natal tailandês saiba que não precisa de apanhar o avião: basta passar no BAAN Saraiva’s 

há 16 horas

Dia Mundial da Luta Contra a Sida: «O diagnóstico da HIV afeta profundamente a saúde mental das pessoas soropositivas», Fernando Mesquita, psicólogo clínico e sexólogo

há 17 horas

Dia Mundial de Luta Contra a Sida: «A ignorância em relação às formas de transmissão está na origem da discriminação destes doentes», Fausto Roxo, coordenador do Núcleo de Estudos da Doença VIH da SPMI

há 18 horas

A alegria dos reencontros e os sabores tradicionais sentam-se à mesa deste restaurante

há 1 dia

O espírito natalício inundou a vila de Sintra e espera por si

há 2 dias

Réveillon com vista incrível sobre a serra é o desafio que lhe propõe este hotel: aceita?

há 2 dias

Circo de Natal está de volta: artistas de todo o mundo contam história original de Afonso Cruz com música de Carlos Tê

há 2 dias

Muita animação e alegria é a proposta deste espaço comercial para a época festiva

há 2 dias

Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

há 2 dias

Implemente estes 9 hábitos diariamente e sinta a saúde do seu cérebro melhorar

há 3 dias

Mais do que um luxo, viajar é (para muitos) uma necessidade: descubra os 6 benefícios de fazer as malas e partir

há 3 dias

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 3 dias

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 3 dias

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 3 dias

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.