O Turismo Centro de Portugal lança este ano os seus dois concursos: a nona edição do Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico e a oitava edição do Concurso de Teses Académicas.http://tinyurl.com/5n7nhjfe. VIII Concurso de Teses Académicas O concurso de teses de Mestrado e de Doutoramento é promovido pela Turismo Centro de Portugal desde 2017 e tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico. O concurso tem duas categorias, uma dedicada às teses de Mestrado e outra dedicada às teses de Doutoramento. Na categoria Mestrado, podem concorrer todas as dissertações, relatórios de estágio e projetos com vista à obtenção do grau de Mestre já avaliadas e, na categoria Doutoramento, dissertações de Doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do turismo, preferencialmente na região Centro – seja em exclusivo ou englobada num estudo de âmbito nacional. Após a submissão das candidaturas, há um Júri Intermédio que seleciona cinco teses finalistas em cada categoria. Posteriormente, um Júri Final vai determinar os dois vencedores, que serão galardoados com um prémio financeiro. Inscrições e todas as informações do concurso disponíveis em http://tinyurl.com/2yk8acwv.
O prazo para a submissão das candidaturas, em ambos os concursos, é 15 de março de 2024. IX Prémio José Manuel Alves Com oito edições já realizadas, este é o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, tendo recebido um total de 378 candidaturas, distinguido 64 projetos e premiado 23. Ao vencedor é atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal. O objetivo deste concurso é contribuir para a materialização de boas ideias para o setor, pelo que são apenas elegíveis projetos que ainda não tenham iniciado a atividade turística. Os projetos podem inserir-se nas seguintes áreas: Alojamento turístico (incluindo empreendimentos turísticos e alojamento local); Agências de viagens e turismo/operadores turísticos; Estabelecimentos de restauração e de bebidas; Aluguer de veículos automóveis sem condutor; Atividades de animação turística; Projetos de base tecnológica associados ao setor do Turismo; Outras tipologias, desde que comprovadamente relacionadas com a atividade turística. Após a submissão das candidaturas, há um Júri Intermédio (composto por individualidades ligadas ao turismo e ao empreendedorismo) que seleciona oito projetos finalistas. Posteriormente, um Júri Final irá determinar os vencedores. Os três primeiros classificados são galardoados com um prémio financeiro. Uma das características mais singulares da natureza deste concurso é o facto da ligação aos projetos participantes não se extinguir após a sua participação no concurso, como acontece na generalidade dos eventos similares a nível nacional. No Prémio José Manuel Alves, há um acompanhamento contínuo da totalidade dos projetos participantes, que se prolonga por todas as fases de crescimento destes empreendimentos. A entidade organizadora – Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico (NAIT) da TCP – estabelece uma relação umbilical e indissociável de todos estes projetos, estando disponível para auxiliá-los em diversas dúvidas ou dificuldades, seja no enquadramento na legislação, na informação sobre sistemas de incentivo disponíveis ou no apoio no contacto com entidades licenciadoras. Inscrições e todas as informações do concurso disponíveis emPrémios distinguem melhores ideias e teses académicas na área do Turismo
A Turismo Centro de Portugal (TCP) aposta na deteção e apoio às melhores ideias de negócio turístico geradas na Região e na valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade turística, refere o organismo em comunicado.

Artigos Relacionados
Mais Recentes
IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças
há 9 horas
Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem
há 9 horas
Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho
há 10 horas
Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga
há 10 horas
«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência
há 10 horas
“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego
há 11 horas
Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas
há 11 horas
Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa
há 12 horas
Benefícios que pode retirar do consumo de camarão
há 12 horas
Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade
há 12 horas
Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio
há 13 horas
Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo
há 13 horas
Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho
há 13 horas
Monte da Amendonça: Retiros que transformam
há 14 horas
Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos
há 15 horas
Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)
há 16 horas
Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos
há 16 horas
easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais
há 16 horas
Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama
há 17 horas
Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital
há 17 horas