Partilhar

DGS apela a hospitais para reforçarem medidas de controlo de infeções

A Direção-Geral da Saúde apelou hoje aos hospitais para reforçarem as medidas de prevenção e controlo de infeções e fazerem rastreio na admissão de doentes perante o aumento de casos da bactéria multirresistente ‘Klebsiella pneumoniae’ na Europa.

16 Fevereiro 2024
Forever Young

O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou na quarta-feira que a bactéria ‘Klebsiella pneumoniae ST23’ (hvKp) está a aumentar na Europa, tendo subido de 12 para 143 os casos reportados desde 2021.

Numa resposta escrita enviada hoje à agência Lusa, a Direção-Geral da Saúde (DGS) afirmou que, à data deste alerta do ECDC, Portugal não tinha casos reportados.

Recomendou, contudo, que “pela emergência destas resistências a nível mundial”, devem ser reforçadas todas “as medidas de prevenção e de controlo, bem como reforçados os meios de diagnóstico e monitorização laboratorial”.

“Os gestores das unidades de saúde devem promover, de forma consistente e sólida, todas as medidas descritas nas Normas da DGS, nomeadamente higiene das mãos, precauções básicas em controlo de infeção (com especial enfoque para a descontaminação de superfícies e equipamentos), precauções baseadas nas vias de transmissão (contato, fecal-oral)”, refere a DGS.

Aconselhou também a realização de rastreios na admissão dos doentes e durante o internamento a alocação de doentes suspeitos ou confirmados em quartos individuais.

“Deve ser, igualmente, dada especial atenção aos doentes mais vulneráveis, especialmente aquando da transferência dos cuidados hospitalares para as unidades da Rede de cuidados continuados integrados”, salienta a DGS.

A autoridade de saúde destaca um aumento das estirpes de enterobacterales resistentes aos antibióticos em Portugal e sublinha que a taxa global de Klebsiella pneumoniae resistente aumentou de 2% para 11,6% entre 2012 e 2020.

Tal como todos os Estados Membros, Portugal adota as Recomendações do Centro de Controlo de Doenças Europeu, dando cumprimento a diretrizes europeias e do Conselho, com o objetivo de consolidar a rede de vigilância de infeções associadas aos cuidados de saúde, de consumo de antimicrobianos e de resistências a antimicrobianos.

Neste contexto, adianta a DGS, “são monitorizados e reportados, numa base anual, os perfis de resistências em amostras invasivas, validados pelo Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA)”.

O ECDC manifestou preocupação com o aumento de quatro para 10 do número de países com casos registados de infeção com hvKp do tipo 23, bactéria hipervirulenta que tem adquirido cada vez mais variedade de genes associados à resistência aos antibióticos de último recurso utilizados para o tratamento de infeções graves.

O aumento de casos de hvKp multirresistente é “motivo de preocupação, devido à gravidade das infeções, combinada com a resistência aos antibióticos de última linha, o que torna as infeções difíceis de tratar”, afirmou Dominique Monnet, chefe da secção de Resistência Antimicrobiana e Infeções Relacionadas com os Cuidados de Saúde do ECDC, citada num comunicado do organismo europeu.

“Espera-se que a disseminação de hvKp multirresistente em ambientes de saúde resulte em aumento da mortalidade entre populações de pacientes vulneráveis nesses ambientes”, advertiu o organismo.

O surgimento de casos da bactéria hipervirulenta combinada com a resistência a antibióticos de última linha é considerado preocupante pois, “em contraste com as estirpes ‘clássicas’ de ‘Klebsiella pneumoniae’, as estirpes hvKp podem causar infeções graves em indivíduos saudáveis, muitas vezes complicadas pela disseminação para vários locais do corpo”, segundo o ECDC.

Lusa

Mais Recentes

Descubra os melhores presentes sexuais para cada signo: não vale a pena corar

há 3 horas

Sabe quais são as partes do corpo do homem que mais atraem as mulheres?

há 4 horas

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 5 horas

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 6 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 6 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 6 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 7 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 8 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 8 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 9 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 9 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 9 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 9 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 9 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 9 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 12 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 13 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 1 dia

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 1 dia

A monarquia britânica e algumas das suas particularidades verdadeiramente espantosas

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.