Uma equipa de investigadores da Universidade da Florida e da Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung criou um teste de saliva para detetar o cancro da mama.
O dispositivo portátil deteta os biomarcadores da doença numa amostra de saliva em menos de cinco segundos a um custo surpreendentemente baixo.
Segundo o EurekAlert, «a tecnologia utiliza tiras de teste semelhantes às usadas para a deteção da glicose e foi especialmente desenvolvida para identificar biomarcadores específicos do cancro da mama, como o HER2 e o CA15-3, com uma sensibilidade sem precedentes».
Hsiao-Hsuan Wan, principal autor do artigo científico publicado no Journal of Vacuum Science & Technology B, revelou que «o dispositivo, do tamanho de uma mão, requer apenas uma gota de saliva e utiliza um método de duplo impulso elétrico para amplificar o sinal detetado».
Revelam os especialistas envolvidos no estudo que, nos testes experimentais, realizado com um grupo de 21 mulheres, «o dispositivo distinguiu entre tecido mamário saudável, cancro da mama em estágio inicial e cancro da mama avançado».