As tábuas de cozinha de plástico provavelmente libertam microplásticos nos alimentos, de acordo com um estudo publicado na Environmental Science & Technology.
No estudo, o cientistas referem que as tábuas de corte de plástico poderiam ser expostos a milhões de partículas de plástico devido aos golpes repetidos da faca.
Esses microplásticos são um perigo conhecido para a saúde e têm sido associados a problemas reprodutivos, problemas digestivos e cancro, segundo investigadores de Harvard.
«Consumimos plástico equivalente ao valor de um cartão de crédito todas as semanas», disse o químico industrial e consultor químico Mark Jones ao Yahoo News .
Da mesma forma, recomendam o uso de garrafas de água reutilizáveis de aço inoxidável com água filtrada para reduzir o consumo de microplásticos e evitar o uso de recipientes plásticos para armazenar alimentos.
Mas os especialistas em segurança alimentar estão divididos sobre a limpeza do plástico versus a madeira.
Embora as tábuas de corte de madeira sejam naturalmente antimicrobianas e esteticamente agradáveis podem abrigar bactérias na superfície porosa onde os alimentos podem ficar presos.
Muitos argumentam que o mesmo se aplica às placas de plástico texturizadas, sendo a chave para a segurança alimentar manter a carne crua separada dos vegetais crus, o que significa que precisa de mais de uma tábua para evitar intoxicações alimentares.
Muitos recomendam tábuas de corte de bambu, pois são mais duras e não tão porosas quanto as típicas de madeira.