Bill Gates, considerado um dos grandes génios do nosso tempo, tem-se dedicado a pensar (e escrever) sobre a situação geral da geopolítica com relação à tecnologia. Assim, avançou com uma série de previsões sobre a Inteligência Artificial que começaram agora a cumprir-se.
O que à partida poderia ser um pouco assustador, apresenta algumas previsões positivas.
Nos últimos anos, foi possível acompanhar a publicação anual de previsões de Bill Gates relativamente á vida da população mundial. Não há nada de “vidente” nessas previsões, pois, na verdade, Gates elabora as suas opiniões a partir daquilo que percebe mais: o desenvolvimento da tecnologia.
Assim, para o ano de 2024, Gates trouxe, em evidência, a continuidade do avanço da Inteligência Artificial. Mas, ele fez previsões bem mais específicas:
Democratização das ferramentas de IA
Ele percebeu que o caminho da tecnologia no futuro próximo seria a consolidação das ferramentas de Inteligência Artificial para todos. Por exemplo, a previsão de Bill Gates de que a inteligência artificial (IA) seria integrada aos telemóveis para oferecer benefícios a todos, está a tornar-se numa realidade. A democratização da IA é cada vez uma realidade, visto que empresas como Google começaram a implantar novas utilizações de IA que já fazem parte do quotidiano das pessoas.
IA como fator de desenvolvimento económico
A segunda previsão relaciona-se com o próprio desenvolvimento socioeconómico dos países a partir da sua relação com a Inteligência Artificial. Segundo estudo da IEEE, 65% dos responsáveis pela tecnologia da informação das grandes corporações acreditam que a IA irá se consolidar como padrão dominante em tecnologia em 2024.
Outro exemplo do impacto na economia é a NVIDIA que está a dominar o mercado de processamento de inteligência artificial impulsionando um crescimento exponencial no valor das suas ações e transformando a indústria de chips como um todo.
Inclusive, o domínio da NVIDIA despertou a indústria de chips de um estado de complacência. Portanto, a previsão de Bill Gates de que a IA seria o principal vetor de desenvolvimento na próxima década confirma-se. A alta procura por chips para IA impulsiona a inovação e redefine o panorama de toda a indústria.
IA como recurso para a ciência
Bill Gates também previu que o mundo iria desenvolver-se mais na ciência a partir da IA. Atualmente, sabemos que laboratórios em todo o mundo usam a Inteligência Artificial no desenvolvimento de medicamentos e vacinas através de simulações altamente precisas. Esta é apenas uma demonstração do poder da IA sobre a ciência nos próximos anos.