Partilhar

Gostava de saber quantos anos tem o seu coração? Ou o seu figado? Exame de sangue revela a idade real dos órgãos

Alguns órgãos do corpo humano podem envelhecer mais depressa do que outros, ficando mais vulneráveis ao aparecimento de doenças.

6 Março 2024
Sandra M. Pinto

O corpo humano envelhece continuamente ao longo da vida, mas isso não acontece de forma sincronizada: alguns órgãos podem envelhecer mais cedo ou mais tarde do que outros.

De acordo com os especialistas, o envelhecimento dos órgãos depende de vários fatores, por exemplo, órgãos com um metabolismo mais acelerado, como coração, fígado ou rins, geralmente são expostos a um stress maior e podem envelhecer mais depressa.

Os fatores ambientais também influenciam no processo, por exemplo, se a pele e os pulmões forem expostos a forte radiação UV, fumo ou poluição ambiental, envelhecem mais depressa. Além da genética, a capacidade regenerativa, ou seja, a capacidade de curar a si mesmo, também desempenha um papel importante. O sistema nervoso central, por exemplo, só se pode regenerar de maneira limitada.

«Podemos estimar a idade biológica de um órgão numa pessoa aparentemente saudável. Isso, por sua vez, prevê o risco de uma pessoa ter doenças relacionadas a esse órgão”, disse o autor sénior do estudo, Tony Wyss-Coray, professor de neurologia, em comunicado.

O estudo, publicado na revista científica Nature, mostrou que os órgãos envelhecem em ritmos diferentes – e quando a idade de um órgão é especialmente avançada em comparação com a do seu homólogo de outras pessoas da mesma idade, a pessoa que o transporta tem um risco mais elevado de morte e de desenvolver doenças associadas a esse órgão. Os pesquisadores descobriram também que cerca de um em cada cinco adultos razoavelmente saudáveis ​​com 50 anos ou mais apresenta pelo menos um órgão envelhecendo a um ritmo fortemente acelerado.

Como funciona?

São analisadas proteínas específicas dos órgãos no sangue. Após a recolha de sangue, um algoritmo baseia-se nas proteínas encontradas para determinar a idade da pessoa testada e a idade dos onze órgãos mais importantes. Ao analisar dados de 5.676 adultos de diferentes faixas etárias, os investigadores descobriram que quase 20% da população apresenta envelhecimento mais acelerado de um órgão. A análise também mostrou que o envelhecimento precipitado dos órgãos aumenta o risco de mortalidade de 20% a 50%. Pessoas com um coração envelhecido têm um risco 250% maior de sofrer insuficiência cardíaca. Foi também demonstrado que o envelhecimento acelerado do cérebro e dos vasos sanguíneos é responsável pela rápida progressão da doença de Alzheimer.

Ao ter conhecimento da idade dos órgãos é possível aplicar tratamentos e medidas preventivas de modo a evitar ou a retardar a progressão do seu envelhecimento. Medicamentos que influenciam o metabolismo, bem como suplementos alimentares, como antioxidantes que reduzem os danos causados pelos radicais livres, por exemplo, podem ser usados para desacelerar o envelhecimento.

Para muitos cientistas, as abordagens promissoras da medicina regenerativa e na terapia com células-tronco podem ser usadas para reparar ou regenerar tecidos danificados ou envelhecidos.

 

 

Mais Recentes

A alegria dos reencontros e os sabores tradicionais sentam-se à mesa deste restaurante

há 5 horas

O espírito natalício inundou a vila de Sintra e espera por si

há 6 horas

Réveillon com vista incrível sobre a serra é o desafio que lhe propõe este hotel: aceita?

há 7 horas

Circo de Natal está de volta: artistas de todo o mundo contam história original de Afonso Cruz com música de Carlos Tê

há 8 horas

Muita animação e alegria é a proposta deste espaço comercial para a época festiva

há 9 horas

Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

há 1 dia

Implemente estes 9 hábitos diariamente e sinta a saúde do seu cérebro melhorar

há 1 dia

Mais do que um luxo, viajar é (para muitos) uma necessidade: descubra os 6 benefícios de fazer as malas e partir

há 1 dia

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 1 dia

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 1 dia

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 1 dia

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 1 dia

Sabia que os batimentos cardíaco podem influenciar a sua longevidade? Descubra aqui de que forma

há 1 dia

Portugal eleito o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo

há 1 dia

Óbito: Morreu Liz Hatton, a fotógrafa que impressionou Kate Middleton

há 1 dia

Óbito: Morreu a atriz mexicana Silvia Pinal

há 1 dia

Como manter-se saudável aos 50 anos com dicas essenciais para o bem-estar

há 1 dia

Envelhecer com saúde: «A prevenção otimiza a capacidade funcional, melhora a qualidade de vida e preserva a autonomia do idoso», Sofia Carvalho Pinto, médica Especialista em Medicina Preventiva e Funcional

há 1 dia

Centros de saúde privados vão ter a possibilidade de recusar inscrever utentes que venham do Serviço Nacional de Saúde

há 2 dias

E se existisse um “terceiro estado” entre a vida e a morte? Pesquisa cientifica afirma que tal é verdade

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.