<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Mas afinal do quê e de quem reclamam mais as mulheres? Elas protagonizam 49.4% das reclamações do Portal da Queixa

8 Março 2024
Sandra M. Pinto

Participação feminina aumentou 12% em 2023. Mais de 66 mil queixas registadas. Do que mais reclamam? Do serviço prestado pelas marcas e dos atrasos nas encomendas.

Atualmente, as mulheres representam metade das reclamações registadas no Portal da Queixa. Em 2023, elas foram a voz de mais de 66 mil reclamações publicadas na plataforma, uma subida de 12%, face a 2022. Reclamam, sobretudo, do mau serviço prestado pelas marcas e entidades e dos atrasos nas entregas das encomendas. São maioritariamente consumidoras entre os 25 e 44 anos, residentes nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro e Faro.

 

Mas afinal do quê e de quem reclamam mais as mulheres? A pergunta foi o ponto de partida para uma análise do Portal da Queixa por ocasião do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março. Segundo os dados aferidos, no ano passado, as consumidoras portuguesas foram responsáveis por 48.4% das queixas geradas. Em 2023, apresentaram 66.529 reclamações dirigidas a várias marcas e entidades. Um aumento de 12%, face a 2022, onde a contestação feminina somou 59.437 reclamações.

Entre os principais motivos das reclamações assinadas no feminino, a análise revela que são sobretudo, sobre: o mau serviço prestado pela marca ou entidade; seguem-se os atrasos na entrega das encomendas e os problemas no apoio ou atendimento ao cliente.

Em quarto lugar, queixam-se de condições contratuais e também de falha na assistência técnica. No rol das contestações estão ainda motivos como: as más condições de entrega do produto; valores da venda e a garantia dos artigos.

 

Setores na mira das reclamações

Relativamente aos alvos das reclamações, os dados demonstram que são dirigidas, sobretudo, a marcas e entidades relacionadas com cinco setores de atividade: Correio, Transporte e Logística (13.6%); Serviços e Administração Pública (8.8%); Compras, Moda e Joalharia (8.4%); Comunicações, TV e Media (7.2%) e Transportes Públicos, Aluguer e Condução (6.5%).

No que se refere ao perfil da consumidora que mais regista reclamações no Portal da Queixa, os dados aferiram que são predominantemente mulheres na faixa etária dos 25 aos 44 anos. As mulheres com mais de 65 anos, são as que menos reclamam. Em 2023, a média de idade foi 41 anos.

Relativamente aos distritos com maior representação feminina nas reclamações publicadas, em 2023, foram: Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro e Faro.

Na análise ao ano 2023, foram encontradas ainda reclamações provenientes de 36 outros países, além de Portugal. Os cinco que apresentaram mais queixas no feminino foram: Brasil, Reino Unido, França, Espanha e Suíça.

 

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 10 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 11 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 11 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 11 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 11 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 12 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 12 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 12 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 13 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 13 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 13 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 14 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 14 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 15 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 15 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 16 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 16 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 16 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 17 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.