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Mas afinal do quê e de quem reclamam mais as mulheres? Elas protagonizam 49.4% das reclamações do Portal da Queixa

Participação feminina aumentou 12% em 2023. Mais de 66 mil queixas registadas. Do que mais reclamam? Do serviço prestado pelas marcas e dos atrasos nas encomendas.

8 Março 2024
Sandra M. Pinto

Atualmente, as mulheres representam metade das reclamações registadas no Portal da Queixa. Em 2023, elas foram a voz de mais de 66 mil reclamações publicadas na plataforma, uma subida de 12%, face a 2022. Reclamam, sobretudo, do mau serviço prestado pelas marcas e entidades e dos atrasos nas entregas das encomendas. São maioritariamente consumidoras entre os 25 e 44 anos, residentes nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro e Faro.

 

Mas afinal do quê e de quem reclamam mais as mulheres? A pergunta foi o ponto de partida para uma análise do Portal da Queixa por ocasião do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março. Segundo os dados aferidos, no ano passado, as consumidoras portuguesas foram responsáveis por 48.4% das queixas geradas. Em 2023, apresentaram 66.529 reclamações dirigidas a várias marcas e entidades. Um aumento de 12%, face a 2022, onde a contestação feminina somou 59.437 reclamações.

Entre os principais motivos das reclamações assinadas no feminino, a análise revela que são sobretudo, sobre: o mau serviço prestado pela marca ou entidade; seguem-se os atrasos na entrega das encomendas e os problemas no apoio ou atendimento ao cliente.

Em quarto lugar, queixam-se de condições contratuais e também de falha na assistência técnica. No rol das contestações estão ainda motivos como: as más condições de entrega do produto; valores da venda e a garantia dos artigos.

 

Setores na mira das reclamações

Relativamente aos alvos das reclamações, os dados demonstram que são dirigidas, sobretudo, a marcas e entidades relacionadas com cinco setores de atividade: Correio, Transporte e Logística (13.6%); Serviços e Administração Pública (8.8%); Compras, Moda e Joalharia (8.4%); Comunicações, TV e Media (7.2%) e Transportes Públicos, Aluguer e Condução (6.5%).

No que se refere ao perfil da consumidora que mais regista reclamações no Portal da Queixa, os dados aferiram que são predominantemente mulheres na faixa etária dos 25 aos 44 anos. As mulheres com mais de 65 anos, são as que menos reclamam. Em 2023, a média de idade foi 41 anos.

Relativamente aos distritos com maior representação feminina nas reclamações publicadas, em 2023, foram: Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro e Faro.

Na análise ao ano 2023, foram encontradas ainda reclamações provenientes de 36 outros países, além de Portugal. Os cinco que apresentaram mais queixas no feminino foram: Brasil, Reino Unido, França, Espanha e Suíça.

 

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