Partilhar

Seis truques para passar numa entrevista de emprego

Do dress code à energia envolvente, tudo conta quando somos colocados à prova numa entrevista de emprego.

5 Novembro 2019
Forever Young

Uma empresa que procura um candidato está, em suma, a tentar resolver um problema. Comporte-se como a solução para esse problema. Deste modo, em vez de focar demasiado as suas perguntas em termos de benefícios da função, mostre-se interessado nas razões que levaram à abertura da vaga. Tente perceber qual o problema que a empresa quer resolver e mostre como pode ajudar a solucionar a lacuna criada.

Demonstre energia É fundamental que, no final da entrevista, o seu interlocutor tenha denotado em si algum entusiasmo. Projete a voz e gesticule sem cair no exagero, mas o suficiente para demonstrar energia. Uma das piores coisas que pode acontecer numa entrevista é tornar-se um momento aborrecido para o entrevistador. Um tom monocórdico e movimentos presos irão confundir-se com inércia ou falta de entusiasmo.

Mais valor, menos esforço Repetir vezes sem conta que é uma pessoa esforçada, que estudou muito e que trabalhou mais ainda não tem grande valor numa entrevista de emprego. Pode mesmo produzir o efeito contrário, se chegar ao ponto de parecer que todo o seu percurso profissional foi um enorme sacrifício, ou que precisa de trabalhar imenso para conseguir o resultado que outras pessoas conseguem com menos esforço. Concentre-se menos no seu passado e mais no presente e no futuro, mostrando o valor acrescentado que representa para a empresa, cujo representante está à sua frente. Venda o seu contributo e não o seu histórico.

Saiba contar uma história Quando se referir à sua experiência noutras empresas, dê exemplos e conte histórias. Toda a gente gosta de uma boa história, e quanto mais peripécias tiver, melhor. Vale tudo para entusiasmar o entrevistador com o seu percurso profissional, desde que a conclusão seja sempre focada no valor acrescentado que representa para a empresa. Outro benefício que pode retirar de uma história bem contada é conseguir que em algum momento o entrevistador se identifique consigo, o que é um plus muito bem-vindo numa entrevista de emprego.

Errar é humano Esta dica não se adequa a qualquer entrevista de emprego, mas é muito útil em dinâmicas de grupo. Neste tipo de recrutamento, as pessoas tendem a pensar que têm de liderar constantemente o que está a acontecer, e os entrevistadores já passaram por isso tantas vezes que sabem que, muitas vezes, estão perante uma de duas coisas que não têm nada a ver com liderança: encenação ou arrogância. Numa dinâmica de grupo, demonstre capacidade de liderança de forma natural, sem grande empolamento, e pelo menos uma vez admita estar errado – esta é a verdadeira dica. Encontre um ponto na conversa em que possa assumir uma falha ou corrigir algo que disse anteriormente. Isto irá mostrar ao entrevistador que tem a capacidade de reconhecer os seus erros.

Dress code Uma forma interessante de tentar criar uma identificação logo à chegada à empresa é utilizar a roupa certa e não necessariamente a roupa que se leva a uma entrevista de emprego. Fato e gravata nunca ficam mal numa entrevista, certo? Totalmente errado. Este tipo de traje não se adequa à maioria das funções das empresas nos dias de hoje e, a menos que esteja a ser entrevistado para um cargo de gestão, não tem de se vestir como um gestor. Se se candidatar a uma função relacionada com social media, por exemplo, um traje mais casual ficará muito melhor enquadrado. Ter a noção do que vestir é muito importante numa entrevista de emprego, ou poderá cair no erro de estar completamente deslocado em termos de dress code.

Mais Recentes

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 16 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 16 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 16 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 16 horas

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 16 horas

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 17 horas

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 17 horas

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 17 horas

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 17 horas

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 17 horas

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 17 horas

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 17 horas

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 17 horas

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 18 horas

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 19 horas

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 20 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 20 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 20 horas

Tratamentos para rejuvenescer a região dos olhos depois dos 50 anos

há 21 horas

Específicos e importantes: cuidados a ter com a pele após os 60 anos

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.