Partilhar

Obter os benefícios do exercício físico sem mexer um músculo? Cientistas dizem que é possível, com este comprimido

Cientistas da Universidade de Washington desenvolveram o medicamento, denominado SLU-PP-332, que poderia ajudar a evitar doenças relacionadas com idade, como demência e insuficiência cardíaca.

21 Março 2024
Sandra M. Pinto

Um novo comprimido poderá oferecer os mesmos benefícios que o exercício, incluindo crescimento e desempenho muscular. O medicamento pode imitar o impulso físico de um treino e potencialmente tratar condições, como obesidade e atrofia muscular. Também poderá evitar doenças relacionadas com idade, como demência, insuficiência cardíaca e declínio da função renal.

Após décadas de trabalho, cientistas da Universidade de Washington desenvolveram um composto denominado SLU-PP-332 que ativa proteínas especializadas, conhecidas como recetores relacionados ao estrogénio (ERRs), que são desencadeadas pelo exercício.

Bahaa Elgendy, professor de anestesiologia na Universidade de Washington e principal investigador do projeto, disse: que «todos sabemos que o exercício é muito benéfico para o corpo e para a mente, mas nem todos podem fazer exercício. Fazer exercício com um comprimido pode ser benéfico para imitar ou aumentar os efeitos para pessoas que estão a envelhecer, pessoas com certas doenças ou que enfrentam perda muscular devido a outros medicamentos».

Refere ainda que «isso poderia levar ao desenvolvimento de terapêuticas para algumas das doenças mais desafiantes que enfrentamos hoje em dia, como doenças neurodegenerativas e insuficiência cardíaca». Mas o especialista apressa-se a esclarecer que «não estou a promover a substituição de exercícios, mas muitas pessoas como eu são preguiçosas e não gostam de exercícios ou estão ocupadas o tempo todo, pelo que poderiam  beneficiar desses medicamentos».

Os investigadores testaram as pílulas em ratos e descobriram que elas aumentavam um tipo de fibra muscular resistente à fadiga, ao mesmo tempo que melhoravam a resistência dos animais quando corriam numa esteira para roedores.

As pílulas também parecem combater processos prejudiciais que ocorrem no cérebro de doentes com doença de Alzheimer e outras formas de demência.

O exercício melhora o metabolismo e o crescimento das células musculares e melhora o desempenho dos músculos. Um medicamento que imite estes impactos poderia neutralizar a atrofia e a fraqueza muscular que podem ocorrer nas pessoas à medida que envelhecem ou são afetadas pelo cancro.

Mais Recentes

Chegou a época mais fria e como tal importa tratar bem da pele: saiba aqui a melhor forma de o fazer

há 5 horas

Conheça os segredos que as mulheres escondem, mas que querem que os homens descubram

há 5 horas

Se não quer envelhecer mais depressa não durma com roupas apertadas

há 5 horas

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 6 horas

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 6 horas

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 6 horas

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 6 horas

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 8 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 8 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 9 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 9 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 9 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 10 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 11 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 11 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 11 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 11 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 11 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 11 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.