Conceição Calhau, prestigiada investigadora e professora de Bioquímica Nutricional do curso de Medicina, na NOVA Medical School, lança o seu primeiro livro – “Deixemo-nos de Tretas – A ilusão da comida saudável” –, publicado pela Contraponto, no dia 18 de abril.
Quanto mais se sabe acerca de alimentação e nutrição, pior se come. Receitas fit, superalimentos, smoothies detox, dietas disto e dietas daquilo. A democratização da informação teve, nesta área, como em muitas outras, o efeito oposto: com tanta coisa que se diz e contradiz, como distinguir a banha da cobra daquilo a que devemos realmente dar ouvidos?
Em Deixemo-nos de Tretas, Conceição Calhau, uma das mais eminentes especialistas em nutrição do país, mostra-nos, com base na ciência da nutrição, em que consiste realmente uma alimentação saudável, aborda inúmeras questões polémicas relacionadas com a “cultura da dieta” e desmistifica muitas das preocupações de hoje.
Com um estilo direto e sem “papas na língua” que a distingue sempre que dá entrevistas, a autora desconstrói ideias preconcebidas – e muitas vezes erradas – sobre o que é considerado saudável e mostra que comer bem passa mais pela moderação, pela distribuição das refeições ao longo do dia e pela forma como cozinhamos.
Receitas fit para ficar healthy; superalimentos (ou superfoods, porque em inglês é mais chique), como as sementes de chia, bagas góji ou açaí; dieta disto e daquilo; smoothies para o organismo eliminar as toxinas (seja lá o que isso for); coma assim, coma assado (mas se for grelhado ainda é melhor…) — haverá alguma base científica nisto ou será tudo treta? E porque será que quanto mais sabemos sobre alimentação, pior comemos?
Neste livro, Conceição Calhau, uma das mais prestigiadas investigadoras do país na área da nutrição e saúde, deita por terra muitas das teorias que nos são «vendidas» sobre alimentação saudável e dietas milagrosas:
• Será que devemos comer tudo cozido e grelhado?
• Existem realmente alimentos «saudáveis»?
• Terão as calorias assim tanta importância?
• Qual o papel da microbiota intestinal e como podemos tratar dela?
• Num país com tanto sol, porque temos níveis tão baixos de vitamina D?
• Será que o problema é mesmo o leite ou aquilo que a vaca come?
Numa altura em que somos constantemente bombardeados com conselhos sobre alimentação «saudável» vindos de todo o lado — muitos deles sem qualquer base científica que os sustente e, por vezes, até perigosos —, este livro é o antídoto perfeito para que, em termos de nutrição, nos deixemos de ilusões e de tretas.