Partilhar

Sugestão de leitura: “Lisboa II – Os Países Neutros e a Pilhagem Nazi”, de Neill Lockery, conta o papel de Portugal no saque da Segunda Guerra Mundial

A Casa das Letras edita na próxima terça-feira, 16 de abril, “Lisboa II – Os Países Neutros e a Pilhagem Nazi”, do reputado historiador britânico Neill Lockery que, com com base em informação inédita, revela os meandros da fuga dos tesouros roubados pelos nazis e o papel que Portugal teve no desaparecimento de obras de arte de colecionadores judeus, como os Rothschild, e de galeristas importantes, como Paul Rosenberg

14 Abril 2024
Sandra M. Pinto

Neill Lockery, que vive em Portugal, continua assim o bestseller “Lisboa: A Guerra nas Sombras da Cidade da Luz, 1939- 1945”, dando a conhecer aquilo a que chama “a última grande fuga da II Guerra Mundial”.

No final de janeiro de 1945, era evidente para a Alemanha que a guerra estava perdida. O III Reich estava em queda livre e os seus líderes, à exceção dos que se agrupavam em torno de Hitler no seu bunker de Berlim, procuravam fugir antes de serem capturados. Mas queriam levar consigo toda a riqueza que conseguissem: arte, pedras preciosas e ouro roubados. As suas rotas de fuga eram diversas: a Suécia e a Suíça ostentavam proximidade bancária e in­dustrial, enquanto Espanha e Portugal ofere­ciam uma costa atlântica convidativa e rotas marítimas para a América do Sul. E, de várias formas, cada uma destas chamadas nações neu­tras acolheu os fugitivos nazis, com a riqueza clandestina que transportavam.

“Lisboa II” relata a fascinante história da corrida para recuperar estes bens roubados antes que desaparecessem, e antes que a vontade de punir a Alemanha fosse substituída pelas considerações políticas da Guerra Fria, que se aproximava rapidamente. Neill Lochery dá a conhecer os meandros da fuga dos tesouros roubados pelos nazis e a passagem por Lisboa de muutos deles.

“Durante a II Guerra Mundial, e ainda antes desta, os nazis saquearam cerca de 20 por cento da arte e dos tesouros europeus. Este número fascina-me há já algum tempo. É claro que a quantidade roubada não conta a história toda. Quando estudei as longas listas de obras de arte que foram parar às mãos dos nazis, vi que incluíam os artistas mais importantes de todos os tempos, e mesmo alguns dos meus preferidos, como Pablo Picasso e Vincent van Gogh. A pilhagem sistemática dos nazis tomou a forma do roubo de coleções completas, particularmente a colecionadores judeus, como os Rothschild, e a galeristas importantes, como Paul Rosenberg, de Paris. Cada um destes roubos foi uma tragédia e, apesar de algum sucesso na recuperação das peças pela parte dos Aliados – famosamente através do trabalho dos aclamados Homens dos Monumentos – esta pilhagem permanece um crime por resolver ainda hoje”, escreve o historiador.

Neil Lockery  é especialista de renome mundial em política e história recente da Europa e do Médio Oriente mediterrânico. Autor de diversos livros aclamados pela crítica, incluindo Lisboa: A Guerra nas Sombras da Cidade da Luz, 1939- ‑1945, Portugal – Saído das Sombras da Revolução de 1974 até ao Presente, bem como Brasil – A Segunda Guerra Mundial e a Construção do Brasil Moderno e Porto: A Entrada para o Mundo, é professor catedrático de Estudos do Médio Oriente e do Mediterrâneo na University College London. Participa em numerosas palestras por todo o mundo, é comentador regular em assuntos internacionais e tem inúmeros textos publicados na imprensa internacional, incluindo o Wall Street Journal.

Mais Recentes

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 18 minutos

Sabia que os batimentos cardíaco podem influenciar a sua longevidade? Descubra aqui de que forma

há 22 minutos

Portugal eleito o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo

há 57 minutos

Óbito: Morreu Liz Hatton, a fotógrafa que impressionou Kate Middleton

há 1 hora

Óbito: Morreu a atriz mexicana Silvia Pinal

há 1 hora

Como manter-se saudável aos 50 anos com dicas essenciais para o bem-estar

há 1 hora

Envelhecer com saúde: «A prevenção otimiza a capacidade funcional, melhora a qualidade de vida e preserva a autonomia do idoso», Sofia Carvalho Pinto, médica Especialista em Medicina Preventiva e Funcional

há 2 horas

Centros de saúde privados vão ter a possibilidade de recusar inscrever utentes que venham do Serviço Nacional de Saúde

há 3 horas

E se existisse um “terceiro estado” entre a vida e a morte? Pesquisa cientifica afirma que tal é verdade

há 3 horas

Sarampo: casos de sarampo aumentam mais de 200%

há 3 horas

Técnica “dos três”: aprenda como rejuvenescer sem recurso ao bisturi

há 19 horas

Lei da atração: descubra de que forma o pode ajudar a ter sucesso

há 19 horas

Usa óculos? Venha descobrir as lentes dinâmicas que se adaptam ao seu estilo de vida

há 19 horas

Se gosta de tamboril vai ter um desgosto: a pesca desta iguaria vai ser proibida

há 19 horas

Deficientes civis das Forças Armadas vão receber pensão de invalidez (e outras regalias)

há 20 horas

É pensionista? Prepare-se pois (muito provavelmente) vai receber mais já em 2025

há 20 horas

Se sofre de hipertensão esta noticia interessa-lhe: 5 alimentos que ajudam a controlá-la

há 21 horas

Símbolos de amor: descubra o significado das rosas vermelhas e do coração (entre outros)

há 21 horas

Rejuvenescimento facial: conheça as técnicas que pode escolher para ficar uns anos mais nova

há 21 horas

Ansiedade: estudo revela que o exercício físico pode ajudar a aliviar os sintomas

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.