A opção, no momento da escolha dos alimentos, deve recair nas frutas e legumes da época, por serem mais frescos e saborosos, alvo de menores tratamentos químicos e passarem menos horas em transportes. No entanto, é importante comprar estes alimentos de forma consciente, evitando o seu desperdício. É neste sentido que a Phenix, start-up que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, partilha uma receita anti desperdício que utiliza morangos.
O morango é um é um fruto muito apreciado pelos consumidores pelo seu sabor, fragrância e pela aparência estética. Em 2019, a produção mundial atingiu nove milhões de toneladas e estima-se que, em 2025, atinja os 11,5 milhões de toneladas. No entanto, como todas as frutas e vegetais, os morangos são em grande parte desperdiçados… Por isso, para evitar encher os caixotes com estas deliciosas frutas primaveris , a Phenix partilha uma receita de Geleia de Morango e, como bónus, algumas informações sobre o armazenamento desta fruta.
Ingredientes necessários para a receita de Geleia de Morango anti desperdício:
120gr de talos de morango (orgânicos, se possível, ou enxaguados)
240ml de águaaçúcar
folhas de gelatina
Receita:
Começar por ferver os talos do morango em água durante 10 minutos.
Após a infusão dos talos, filtrar o caldo obtido espremendo-os para obter o máximo de sabor.
Adicionar o peso equivalente de açúcar ao sumo e ferver durante cinco minutos numa panela.
Juntar a folha de gelatina.
De seguida, verter a mistura para um frasco esterilizado.
Quando a geleia tiver arrefecido, saborear!
Como conservar corretamente os morangos para evitar o seu desperdício?
Eis as três principais indicações para conservar morangos:
Manter os morangos frescos em papel absorvente ou num pano húmido. Os morangos não toleram bem o calor. Para os conservar durante mais tempo, devem ser colocados no frigorífico envoltos em papel de cozinha ou num pano húmido, na gaveta dos legumes.
Conserve os morangos durante mais tempo com vinagre branco. Mergulhe os morangos frescos durante alguns minutos em 10cl de vinagre branco e 60cl de água. O vinagre elimina as bactérias e assegura a conservação dos frutos durante mais tempo. Por fim, enxaguar suavemente os morangos, secar e guardar num frasco ou numa tigela num local fresco.
Não descascar os morangos. Para evitar que os morangos fiquem molhados quando são lavados, ou que se estraguem demasiado depressa, deve-se evitar retirar o talo. O mesmo pode ser retirado quando estiverem prontos a ser consumidos.