O parlamento do Reino Unido proibiu a venda de tabaco e vaporizadores para jovens nascidos depois de 01 de janeiro de 2009, ou seja a quem tem atualmente 15 anos. A medida entra em vigor a partir de abril de 2025.
Em entrevista ao portal Lusa, Victoria Atkin, secretária da Saúde e Assistência Social, afirmou que «o objetivo da proposta é criar a primeira geração livre de fumo».
«Ainda que a lei não visa demonizar os fumantes ou impedi-las de comprar tabaco. Vamos também quase duplicar o financiamento dos serviços locais de controle do tabagismo», afirmou Victoria.
Quem não cumprir a nova legislação será multado e o dinheiro arrecadado com as punições será empregue no financiamento de novas medidas da aplicação da lei.
O governo britânico proibiu também a venda e o fornecimento de vaporizadores descartáveis, que se popularizou recentemente entre os jovens.
De acordo com a responsável, «o governo não pode substituir uma geração viciada em nicotina por outra viciada em vaporizadores, que podem danificar os pulmões dos jovens ainda em fase de crescimento, prejudicar o desempenho escolar e aumentar a procura por tratamentos do serviço nacional de saúde».