5 boas razões para estar nas redes sociais depois dos 50 anos

Não são apenas os mais jovens que podem apreciar os benefícios de uma convivência digital.

É certo que atualmente praticamente todos temos já consciência do impacto transformador que as redes sociais têm tido nas nossas sociedades e na forma como comunicamos. Uma presença ativa nas “redes” é algo transversal à grande maioria da população, desde os mais jovens até aos mais velhos.

Apesar de tudo isto, existe ainda um conjunto de pessoas para quem esta nova realidade é ainda um pouco estranha. Habitualmente são pessoas que todas as suas vidas viveram sem redes sociais e que simplesmente não entendem o apelo e obsessão pelas mesmas.

[Leia também: Conselhos para evitar esquemas fraudulentos nas redes sociais]

Sendo certo que as redes sociais podem ser fonte de inúmeros problemas e desafios para a nossa sociedade e bem-estar, a verdade é que existem algumas boas razões para escolher estar presente de uma forma moderada.

Esta conexão digital pode ser importante não só para nos sentirmos mais próximos das pessoas de quem mais gostamos, como pode também ser determinante para a nossa progressão profissional, tal como sugere o portal VivaFifty.

 

  1. Pelos filhos

As redes sociais permitem-nos estar mais perto das pessoas de quem mais gostamos. Apesar desse presença não ser física, a verdade é que conseguimos muitas vezes ir acompanhado o dia-a-dia das pessoas, as suas viagens, os seus hobbies, etc.

Para quem tem filhos mais novos pode ser importante criar uma conta em algumas redes sociais como forma de poder acompanhar mais de perto a vida deles. Sobretudo durante a pré-adolescência é aconselhada alguma supervisão saudável.

No caso de já ter filhos adultos, as “redes” podem ser aqui mais uma forma – para além dos telefonemas e das visitas presenciais – de se sentir mais próximos deles, sobretudo se viverem longe de si.

  1. Pela sua carreira

A chegada da internet e das redes sociais veio revolucionar o mercado de trabalho. Atualmente já uma elevada percentagem do recrutamento é feito através de redes sociais como o Linked In. Muitas empresas encontram potenciais colaboradores através destes meios digitais.

Esta presença nas redes é também uma forma de conseguirmos fazer algum networking com profissionais da área. Assim como nos permite manter atualizados em relação às últimas tendências dentro de um determinado setor de atividade.

  1. Pela família

Sobretudo para quem tem familiares a viver em outros países ou longe da sua atual área de residência, as redes sociais vieram trazer uma proximidade até então inexistente. A possibilidade de criar um grupo de conversação apenas para os seus familiares irá promover o contacto entre todos, a partilha de histórias, fotografias ou vídeos. De resto, é ainda possível realizar videochamadas através destes meios, assegurando que todos podem conversar simultaneamente uns com os outros de uma forma muito mais gratificante.

  1. Pelos amigos do presente (e do passado)

Já alguma vez pensou no que é feito daquele seu amigo da escola? Se antigamente tudo o que poderia fazer era imaginar cenários sobre o que teria acontecido à vida desta pessoa, hoje em dia o mais provável é que o consiga encontrar facilmente no Facebook.

Esta é uma das maiores conquistas das redes. A possibilidade de reconectar pessoas é algo que pode ser incrivelmente especial. Voltar a ver amigos ou conhecidos do passado e retomar o contacto após anos de ausência pode ser uma experiência verdadeiramente gratificante.

  1. Pela diversão

Não é preciso nenhuma razão especialmente complexa. Por vezes estar nas redes sociais é simplesmente algo divertido e que pode conseguir colocar um sorriso na sua cara. Sendo certo que algumas redes sociais são conhecidas pelas suas polémicas, discórdias e conflitos mais negativos, é inteiramente possível evitar tudo isso e simplesmente consumir conteúdos media pensados para entreter e divertir.

Siga algumas páginas divertidas e divirta-se com todos os vídeos, memes e GIF`s que são publicados diariamente. Melhor ainda, partilhe com os seus amigos a diversão e ria-se me conjunto.

 

[Leia também: 5 apps que todas as pessoas com mais de 50 anos devem ter no telemóvel]

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...