Partilhar

A vida é tão curta, porque é que não havemos de comer bem?

Poucas coisas fariam o grande poeta norte-americano Jim Harrison mais feliz do que comer bem e beber melhor.

28 Abril 2024
Sandra M. Pinto

«Jim deliciava-se com a frivolidade sem pudor da refeição», escreve o seu grande amigo e chef Mario Batali na introdução de Uma grande almoçarada, o livro que reúne alguns dos seus melhores textos e crónicas e que a Quetzal publica a 2 de maio, com tradução de Isabel Lucas. «A vida é tão curta, porque é que não havemos de comer bem ou de trazer os outros para o prazer da nossa mesa?»

Poeta, ensaísta e ficcionista prolífico, Jim Harrison foi um dos autores mais amados da América – o que se deve, também, aos seus textos sobre comida. «Há um grande prazer em abrir um bom vinho e cozinhar com os amigos.» Conhecido como «o poeta laureado do apetite», Harrison assume as suas convicções sem pudor: «Nunca me contenho à mesa porque aprendi que é mais divertido comer do que não comer.»

Como se de uma grande conversa se tratasse, Uma grande almoçarada junta ingredientes de refeições com muitos pratos, disputas sobre vinhos, trivialidades sobre a vida de grandes escritores, mezinhas e comentários da vida quotidiana com uma entrega que denuncia a alegria da mesa, mas também a felicidade da partilha. Harrison será sempre o grande amante da natureza, da poesia, herdeiro da tradição zen ou das influências de Walt Whitman, Dylan Thomas ou Rimbaud. E tanto escreve os mais belos poemas sobre pássaros e árvores ou sobre intimidade com a natureza, como – muito politicamente incorreto – evoca um jantar, um delírio culinário, um menu ideal, uma digestão inesquecível.

Uma obra de poesia, excesso, gozo e apetite.

Mais Recentes

Deixe de usar este tipo de papel higiénico: especialista alerta que «é um risco sério para a saúde»

há 14 minutos

O que aconteceu à cara de Putin? Imprensa internacional alerta: «algo mudou e estamos perplexos» 

há 41 minutos

Supermercados europeus começam a vender leite com 6 milhões de bactérias: «o seu consumo não é recomendado», alertam especialistas

há 59 minutos

IRS: contribuintes têm até hoje para validar as faturas

há 1 hora

Dilma Rousseff internada na China devido a inflamação do nervo do equilíbrio

há 1 hora

Organização Mundial de Saúde em alerta: «Doença desconhecida mata mais de 50 pessoas em um mês na RDCongo»

há 1 hora

«Papa Francisco descansou bem durante a noite?, informa o Vaticano

há 1 hora

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos homenageia invenções científicas

há 17 horas

Cancro da mama: quatro mulheres diagnosticadas com a doença a cada minuto

há 17 horas

Óbito: Morreu o maestro português Fernando Eldoro

há 17 horas

Usar vaselina nas pestanas funciona? O TikTok diz que sim, mas e os especialistas?

há 18 horas

Diminua o consumo de açúcar seguindo estas dicas

há 18 horas

Óbito: Morreu Roberta Flack, cantora de “Killing Me Softly With His Song”

há 19 horas

Centro comercial dá prémios no Carnaval e ninguém leva a mal (bem pelo contrário)

há 19 horas

Investigação revela as marcas de água engarrafada com menos microplásticos: costuma beber alguma delas?

há 19 horas

Óbito: Morreu Karl Cochran, guitarrista da banda KISS

há 20 horas

Números da doença de Lyme tendem a crescer na Europa: especialistas explicam os perigos desta patologia

há 20 horas

O aviso chega dos especialistas: «velas perfumadas poluem tanto quanto os motores a gasóleo ou os fogões a gás»

há 21 horas

Para ficar de água na boca: Cozido à Portuguesa, o clássico que merece um dia da semana dedicado a ele

há 22 horas

Saúde mental: «É preciso ultrapassar o estigma das redes sociais e aproveitá-las para combater a desinformação», Pedro Moura, diretor-geral da Merck Portugal

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.