Partilhar

Se sente que a vida está a passar depressa demais, aprenda aqui como desacelerar o tempo

À medida que envelhecemos notamos que os anos parecem passar cada vez mais rápido. De facto a nossa perceção do tempo muda consideravelmente à medida que envelhecemos . Alicea Ardito , terapeuta que trabalha com adultos mais velhos, refere que um dos temas mais comuns que ouve nas suas sessões é de as pessoas sentem que a sua vida passou demasiado depressa. «Uma frase comumente usada para descrever esse sentimento é que a vida passou ‘num piscar de olhos’», disse ela ao HuffPost. Mas por que é que os anos parecem estar a passar rapidamente para muitos de nós? Uma das razões é que, à medida que envelhecemos, o calendário ganha uma proporção cada vez menor da nossa vida global, disse Ruth Ogden, professora de psicologia na Universidade Liverpool John Moores, em Inglaterra, que estuda o tempo. «Quando se tem 8 anos, por exemplo, um ano é um oitavo de toda a sua vida, enquanto quando se tem 80 anos, é apenas um 80º», disse ela ao HuffPost. «Isso contribui para a sensação de que o tempo passa mais depressa». Outra razão tem a ver com a forma como as memórias influenciam a experiência do tempo. «O nosso cérebro não monitoriza constantemente o tempo, o que nos leva a fazer julgamentos sobre longos períodos de tempo, como dias, meses ou anos, usamos o número de memórias formadas nesses períodos como um guia para saber quanto tempo duraram os períodos.», explica Ogden. «Por exemplo, se lhe perguntassem há quanto tempo você está a fazer X, o seu cérebro analisaria quantas memórias foram formadas durante o período X e usaria isso como um guia para a duração. Quanto mais memórias formamos durante um período de tempo, e quanto mais vívidas e emocionais são essas memórias, mais longo percebemos que esse período será».

29 Abril 2024
Sandra M. Pinto

À medida que envelhecemos notamos que os anos parecem passar cada vez mais rápido. De facto a nossa perceção do tempo muda consideravelmente à medida que envelhecemos .

Alicea Ardito , terapeuta que trabalha com adultos mais velhos, refere que um dos temas mais comuns que ouve nas suas sessões é de as pessoas sentem que a sua vida passou demasiado depressa. «Uma frase comumente usada para descrever esse sentimento é que a vida passou ‘num piscar de olhos’», disse ela ao HuffPost.

Mas por que é que os anos parecem estar a passar rapidamente para muitos de nós?

Uma das razões é que, à medida que envelhecemos, o calendário ganha uma proporção cada vez menor da nossa vida global, disse Ruth Ogden, professora de psicologia na Universidade Liverpool John Moores, em Inglaterra, que estuda o tempo.

«Quando se tem 8 anos, por exemplo, um ano é um oitavo de toda a sua vida, enquanto quando se tem 80 anos, é apenas um 80º», disse ela ao HuffPost. «Isso contribui para a sensação de que o tempo passa mais depressa».

Outra razão tem a ver com a forma como as memórias influenciam a experiência do tempo.

«O nosso cérebro não monitoriza constantemente o tempo, o que nos leva a fazer julgamentos sobre longos períodos de tempo, como dias, meses ou anos, usamos o número de memórias formadas nesses períodos como um guia para saber quanto tempo duraram os períodos.», explica Ogden.

«Por exemplo, se lhe perguntassem há quanto tempo você está a fazer X, o seu cérebro analisaria quantas memórias foram formadas durante o período X e usaria isso como um guia para a duração. Quanto mais memórias formamos durante um período de tempo, e quanto mais vívidas e emocionais são essas memórias, mais longo percebemos que esse período será».

Mais Recentes

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 6 minutos

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 29 minutos

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 32 minutos

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 1 hora

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 1 hora

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 1 hora

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 1 hora

Se está reformado esta noticia interessa-lhe e muito: sabe se os seus descontos estão certos? Verifique aqui

há 2 horas

Da China a Portugal: esta palavra é universal, sendo compreendida em todo o mundo

há 2 horas

Já ouviu falar em “deepfake” ou em “woke”? Conheça as palavras inglesas que marcam a história dos últimos 90 anos

há 2 horas

Celebre Um Natal Inesquecível Com as Sugestões Da Chicco

há 2 horas

Gostava de fazer algumas perguntas ao Papa? Basta enviar para o Vaticano que Francisco responde na nova revista mensal

há 2 horas

Escola Nacional de Saúde Pública lança Knowledge Center e Rede Portuguesa de Ciência da Implementação

há 3 horas

VIH: Portugal registou 120 novos casos em 2023

há 3 horas

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 2 dias

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 2 dias

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 2 dias

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 2 dias

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 2 dias

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.