De 13 a 17 de maio, sempre às 21h30, convocam-se os públicos ao pensamento sobre as Migrações e integração nos países de chegada, com uma seleção de cinco filmes à volta do cinema do real, capazes de potenciar um diálogo com o público, todos reconhecidos pela crítica internacional, e apresentados em cada noite por uma personalidade. O ciclo encerra com um debate com a deputada Marisa Matias e Miguel Duarte, da associação Humans Before Borders.
O primeiro filme é exibido na próxima segunda-feira, 13 de maio: “As Melusinas à Margem do Rio”, da luso-luxemburguesa Melanie Pereira, é um dos candidatos ao prémio europeu Doc Alliance deste ano, tendo conquistado o prémio de Melhor Filme da Competição Portuguesa, o prémio Escola e o prémio Fernando Lopes para Melhor Primeiro Filme Português, na última edição do DocLisboa. O filme será apresentado pela própria realizadora, que estará presente na sessão. Em cada noite, uma personalidade diferente apresenta um filme.
Cinema – as Melusinas.jpg
“As Melusinas à Margem do Rio” – Portugal · 82′ · 2023 · DOC
A 14 de maio exibe-se “O Pub The Old Oak”, do realizador britânico Ken Loach, numa ficção sobre a chegada de refugiados sírios a uma comunidade no norte da Inglaterra. Nomeado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, o filme será apresentado por José António Pinto, assistente social em Campanhã conhecido por “Chalana”.
“Flee – A Fuga”, de Jonas Poher Rasmussen, é o filme escolhido para a noite de 15 de maio. Um documentário comovente que segue a história de Amin, um refugiado afegão, contada através de uma inovadora técnica de animação. Nomeado a três Óscares – Melhor Documentário, Melhor Filme de Animação e Melhor Filme Estrangeiro – em 2022, esta animação multipremiada vai ser apresentada por Dario Oliveira, diretor do Porto/Post/Doc.
A 16 de maio exibe-se “O Outro Lado da Esperança”, do realizador finlandês Aki Kaurismäki. Uma comédia dramática que narra a história de Khaled, refugiado sírio que chega a Helsínquia à procura de asilo. O filme será apresentado por Maria João Castro, professora universitária e ex-deputada.
O Outro Lado da Esperança.jpeg
“O Outro Lado da Esperança” – Finlândia, Alemanha · 100′ · 2017 · Ficção
O ciclo encerra a 17 de maio com uma conversa em torno das Migrações, às 18h30, com a deputada Marisa Matias e o ativista e membro da associação Humans Before Borders, com moderação de Ricardo Alexandre, editor de Internacional na TSF. Segue-se, às 21h30, o documentário “Fogo no Mar”, de Gianfranco Rosi, com um olhar cru sobre a crise humanitária dos refugiados no Mar Mediterrâneo. Vencedor do Urso de Ouro no 66.º Festival de Cinema de Berlim.
Os bilhetes para cada filme custam 2€ e estão disponíveis no Coliseu, Ticketline e locais habituais. O debate terá entrada livre e os bilhetes podem ser levantados gratuitamente na bilheteira do Coliseu, a partir do dia 16 de maio, às 13h00.
“Os Limites da Europa” insere-se no projeto “Mantras Coliseu”, que em cada mês aborda uma temática diferente. O mês de maio tem como tema o binómio Liberdade>Migrações e insere-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, símbolo de Liberdade.