<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Falta de conhecimento é a principal responsável pela subvalorização da asma e pelo elevado número de pessoas com doença não controlada

7 Maio 2024
Forever Young

Literacia é essencial para controlar a doença, isto num país onde, de acordo com os dados do estudo Epi-Asthma, 68% das pessoas com asma não a tem controlada.

Explicar porque é que, quase 7 em cada 10 (68%) 1 adultos  com asma, não tem a doença controlada, conforme revelam os dados do estudo Epi-Asthma, não é simples. Cláudia Vicente, especialista do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF)aponta várias razões, sendo a principal “a falta de literacia, que está ligada a vários outros motivos. Existe uma subvalorização da asma, do seu impacto na vida dos doentes e, de uma forma global, do problema de saúde pública que representa”. Isto apesar de “uma asma não  controlada poder conduzir a várias agudizações, que podem ir de ligeiras até muito graves, com necessidade de internamento e tratamento nos cuidados intensivos e com perigo de morte”.
A especialista destaca ainda que, “Uma asma não controlada significa uma enorme perda de qualidade de vida e um aumento drástico nos custos envolvidos”. “Para além disso, a eventual necessidade de fazer tratamento com corticoides orais e ciclos de antibioterapia e reforço do tratamento inalado, pode levar a alguns efeitos secundários mais graves.”
Recorde-se que “a asma é uma doença respiratória, de caráter inflamatório, com manifestações clínicas muito diferentes e cuja intensidade também varia ao longo do tempo.
Normalmente associamos a sintomas como pieira ou sibilância, tosse (predominantemente seca), falta de ar ou sensação de aperto no peito, sintomas que podem surgir espontaneamente ou desencadeados por grande exposição a alergénios, esforço, diferenças de temperatura, poluição, exposição de fumo do tabaco, infeções respiratórias por vírus, as mais frequentes, entre outros”.
No entanto, controlar a doença não é uma tarefa impossível, segundo a especialista. Pelo contrário, “a adesão ao tratamento com terapêutica inalatória, na esmagadora maioria dos casos, leva a um controlo sem perda qualidade de vida, sem aumento dos custos, com menos riscos e eventuais agravamentos das comorbilidades existentes. Quando a pessoa é
cumpridora do seu tratamento, as doses necessárias são mais baixas e de atuação ‘local’, uma vez que estamos a utilizar terapêutica inalatória para uma doença respiratória.”
Cláudia Vicente explica ainda que existem vários tipos de asma, “a alérgica, que é o ‘tipo’ mais facilmente reconhecido, habitualmente associado a uma história passada e/ou familiar de doença alérgica; a asma não alérgica, em que o tipo de inflamação é diferente, pelo que não costumam responder tão bem aos corticóides inalados; e a asma variante com tosse, considerado quando o único sintoma presente é a tosse e a evidência de limitação do fluxo de ar pode apenas manifestar-se durante testes de provocação”.

É para colmatar a falta de conhecimento sobre a asma que, a propósito do Dia Mundial da Asma, se lança a campanha Hoje vou saber mais sobre… uma iniciativa da Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP), Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Associação Nacional das Farmácias (ANF), Unidade de Saúde Familiar Associação Nacional (USF-AN) e a AstraZeneca, desenvolvida em formato de videocast, que conta com a apresentação do médico João Carlos Ramos, conhecido do público português e que será
composta por sete episódios, cada um dos quais sobre um tema relacionado com a doença.
Ao longo dos episódios deste videocast, vão ser abordados temas desde os cuidados que um cuidador deve ter, riscos de auto-medicação, sinais de alerta, entre outros. No primeiro episódio https://saudeflix.pt/campanha-asma-2024/ os convidados são as crianças, que de forma genuína e simples falam sobre o que entendem por asma e quais os principais
sintomas que reconhecem. A propósito deste Dia Mundial da Asma, Claudia Vicente reforça ainda a importância de “as
pessoas com Asma e os seus cuidadores procurarem conhecimento na área, de forma a estarem aptos e capacitados para gerirem a sua asma. A adesão ao tratamento é fundamental. Gostaria que tivessem em mente que uma pessoa com asma deveria ter uma vida livre de sintomas e é nesse sentido que devemos todos trabalhar.

Referências:
1) Jácome C, Brito D, João C, Lopes F, Santos J, Amorim L, Barbosa MJ, Pardal M, Teixeira P, Bernardo
F, Fonseca JA, Correia-de-Sousa J. Abstract: Prevalence of Asthma According to Disease Severity in
Portugal: Preliminary Findings from the EPI-ASTHMA

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 2 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 2 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 2 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 3 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 3 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 3 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 4 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 4 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 4 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 4 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 5 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 5 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 5 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 6 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 6 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 7 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 7 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 7 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 8 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.