O Incrível.club analisou a estratégia de marketing da marca e encontrou vários truques que servem para conquistar os clientes.
As peças mais caras ficam na entrada da loja, para atrair o comprador
Nas lojas da roupa da Zara, as peças são posicionadas de acordo com o preço. Na entrada ficam as mais caras, na esperança de que o consumidor se “apaixone” por elas à primeira vista. A intenção da marca é fazer com que não chegue à área das roupas mais baratas. A Zara aposta no nosso comportamento impulsivo: vê, quer e compra.
Calçado, acessórios e carteiras ficam juntos
As lojas da Zara não possuem setores no sentido mais tradicional da palavra. Calçados, carteiras e acessórios ficam juntos no mesmo lugar. O cliente não precisa de pensar que sapato combinará com aquela roupa. Os profissionais da loja já pensaram nisso antes.
A pessoa economiza tempo e recebe uma orientação no meio ao mar de tendências. Só que se trata também de um truque: a lógica do comprador é desativada, já que tudo foi decidido por ele. Ele só tem de pagar.
A Zara não faz publicidade, mas isso não é por uma questão de economia
A Zara gasta insignificantes 0,3% de seu facturamento em publicidade: deliberadamente, a marca prefere não divulgar o quanto é estilosa e confortável. Esta é uma estratégia cuidadosamente pensada para conquistar o mercado. Afinal de contas, a Balenciaga e a Versace também não fazem publicidade.
A marca afeta o seu subconsciente, fazendo com que se sinta parte da elite
A marca é muito cuidadosa ao definir a localização dos seus estabelecimentos. Os pontos de venda são abertos apenas em grandes shopping centers ou em avenidas principais das grandes cidades.
Kate Middleton, princesa de Gales, ajudou a dar ares mais aristocráticos à marca. A esposa do príncipe William é grande fã da marca espanhola, tanto que no dia seguinte ao seu casamento, usou um simples vestido azul da grife.
A marca lança várias coleções novas a cada temporada
400 designers trabalham nas novas coleções
A estratégia da Zara é a moda rápida e passageira. A marca tem mudado a nossa atitude em relação ao vestuário. Enquanto outras marcas estão no processo de tentar adivinhar as tendências das temporadas futuras, a Zara lança várias coleções novas. Tais tendências mudam uma vez a cada dois meses, e a marca satisfaz os clientes com uma nova leva de peças.
Os clientes ficam “viciados” em moda rápida. A Zara produz 450 milhões de peças por ano, e qualquer pessoa encontrará algo de seu agrado entre elas.
Pode levar os clientes a comprar algo que não foi muito vendido noutra parte do mundo
As roupas da Zara viajam mais do que qualquer passageiro frequente, tudo porque o que não é vendido numa loja é levado para outra. Saias, calças e camisas viajam pelo mundo: roupas da Europa podem chegar às lojas na América Latina, por exemplo.
Mas se determinado modelo for um fracasso total, é reciclado.
A marca cria uma escassez artificial para que não saia sem comprar
A marca faz os clientes pensarem que, se não comprarem determinada peça, nunca mais voltarão a vê-la disponível. Isso significa que aquela jaqueta que você viu na loja 10 dias atrás pode desaparecer das prateleiras e nunca mais reaparecer. O cérebro imediatamente recebe o impulso: “Compre urgentemente”.
Os saldos seguem um esquema específico
Antes do começo da época de saldos (geralmente julho, agosto, dezembro, janeiro e fevereiro), a Zara tenta vender o máximo de peças a preços “bons”. As lojas são inundadas de roupas de coleções anteriores. As peças das novas coleções possuem etiquetas de identificação, enquanto as demais são consideradas “roupa velha”. Depois de alguns dias, essas peças serão vendidas por preços bem mais baixos.
A Zara conta com lojas secretas, que nunca têm clientes
A Zara possui lojas onde nenhum cliente entra. As lojas-piloto ficam escondidas na sede espanhola da marca. Se você já foi a lojas da rede em países diferentes, deve ter notado que o ambiente interno é quase igual. Uma equipe de 30 arquitetos analisa todos os detalhes: a cor das lâmpadas e até a textura do revestimento do piso, que afetam o comportamento dos clientes.
Nas lojas de testes, fazem avaliações para definir a altura ideal dos cabides, o tamanho dos manequins e a posição dos caixas. Tudo para que você relaxe e compre mais.