Dentro do antigo castelo sobressai uma estrutura cavernosa que parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica.
O H.R. Giger Bar Museum é um bar projetado pelo artista suíço Hans Ruedi Giger, nome responsável por criar um dos monstros mais icónicos do cinema: a criatura alienígena do filme “Alien”.
Gruyères é a morada deste inusitado bar, o qual ainda divide o espaço com um museu dedicado às obras surrealistas e muitas vezes macabras do falecido artista.
Inaugurado em junho de 1998, o museu tem quatro andares e acolhe cerca de 200 obras do suíço, incluindo a maioria das criações de “Alien” (1979), filme que ganhou um Óscar de Melhores Efeitos Visuais.
Aberto há mais de 20 anos, o bar também foi também criado por Giger e, do teto às cadeiras, coloca os visitantes dentro de um ambiente que ressoa o design biomecânico de sua visão em “Alien”.
Com inspiração gótica, a estrutura é marcada por arcos duplos de vértebras que cruzam o teto abobadado do antigo Castelo de Saint Germain.
A proposta é ser uma obra de arte que pode ser vivida e, de acordo com a administração do local, foi uma das criações favoritas de Giger.