<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Direita ou esquerda? Esquerda ou direita? Há quem não as saiba distinguir e um especialista explica a razão

Acredite: esta é uma situação mais comum do que se pode imaginar.

Enquanto para algumas pessoas distinguir a esquerda da direita é tão fácil como distinguir de cima para baixo, uma parte significativa (cerca de uma em cada seis pessoas, de acordo com um estudo recente) tem dificuldade em fazer esta distinção.

«Ninguém tem dificuldade em dizer (que algo é) para frente e para trás, ou para cima e para baixo», diz Ineke van der Ham, professora assistente de neuropsicologia na Universidade de Leiden, na Holanda, à BBC.

Mas diferenciar a esquerda da direita é diferente, «e tudo por causa da simetria e porque, quando você se vira, é o contrário, e isso torna tudo muito confuso».

«A distinção entre esquerda e direita é um processo bastante complexo, que requer memória, linguagem, processamento visual e espacial e rotação mental», avança a BBC, «os investigadores só agora estão a começar a entender o que acontece ao  cérebro quando fazemos isso e por que é muito mais fácil para algumas pessoas do que para outras».

«Algumas pessoas podem distinguir de maneira inata a direita da esquerda. Elas podem fazer isso sem pensar», diz à BBC, Gerard Gormley, médico e professor da Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, «mas outras têm que passar por um processo».

«Não está claro exatamente por que as pessoas diferem na sua capacidade de distinguir a esquerda da direita, embora pesquisas indiquem que quanto mais assimétrico é o corpo de uma pessoa (em termos de preferência de mão para escrever, por exemplo), mais fácil é para ela diferenciar esquerda e direita», diz o especialista, «se um lado do seu cérebro é ligeiramente maior que o outro, você tende a ter uma melhor diferenciação direita-esquerda».

Mais Recentes

Depois de uma certa idade já não há paciência: 10 coisas que os maiores de 50 anos não devem ter de aturar

há 14 horas

Nunca é tarde para começar: estes conhecidos escritores publicaram o seu primeiro livro depois dos 50 anos

há 14 horas

Cancro: estes 5 tipos da doença estão a tornar-se mais comuns, avançam os especialistas

há 14 horas

Caneta com IA pode detetar doença de Parkinson a partir da escrita à mão

há 14 horas

«Pessoas com 50 e 60 anos estão a trair mais os seus parceiros», é o que garante esta pesquisa

há 14 horas

Ter uma atitude positiva e ser otimista está associado com uma “longevidade excecional”, revela estudo

há 15 horas

Mito ou realidade: beber água às refeições engorda? E beber água em jejum ajuda a emagrecer?

há 15 horas

De entre os 21 castelos mais bonitos do mundo há um português: já o visitou?

há 15 horas

A base dos navios de cruzeiro é pintada de vermelho, esta é a razão

há 15 horas

Soaram os alertas das autoridades: «estas gomas têm canábis, não as consuma»

há 16 horas

Há mudanças no Complemento Solidário de Idosos: se é beneficiário esta noticia é para si

há 16 horas

Suplemento proibido em alguns países é vendido aqui bem perto por menos de 20 euros

há 16 horas

Gostava de trabalhar na Tesla? Empresa de Elon Musk procura trabalhadores em Portugal (e é isto que pede)

há 16 horas

7 em cada 10 lares deixam este aparelho em standby a noite toda e gastam 180 euros sem se aperceberem 

há 17 horas

Há um alerta sobre a possível presença de fragmentos de vidro em garrafas de vinho deste país

há 17 horas

Nunca deve usar uma fita para identificar a sua bagagem de porão: este é o motivo

há 17 horas

Se vai viajar tenha atenção: já não pode levar este dispositivo eletrónico na mala (consequências podem ser graves)

há 17 horas

O Nomad Souk faz anos e celebra desde o nascer do sol até às estrelas da noite

há 18 horas

Celebre os Santos Populares com uma homenagem contemporânea à sardinha

há 19 horas

Gostar de sushi ok, mas isto é um exagero: pagam 1,2 milhões de euros por um atum

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.