A Arte Bianca Cucina Italiana conquistou o 33º lugar no ranking 50 Top Pizza 2024, um dos concursos internacionais de pizzas mais prestigiados, e que elege anualmente as 50 melhores pizzas da Europa. Com três restaurantes em Portugal, por agora todas situadas a sul, em Aljezur, Sagres e Arrifana, a Arte Bianca é uma pérola italiana que integra o exclusivo top 50 das melhores pizzas da Europa – restaurantes italianos incluídos – há 3 anos consecutivos.
Assente numa filosofia de slow food, não foi à toa que a Arte Bianca se implantou primeiramente na região da costa alentejana, onde encontrou as condições perfeitas para se integrar num lifestyle e numa comunidade que é na verdade o seu habitat natural. Ingredientes de primeiríssima qualidade são mandatórios na cozinha Arte Bianca, e quanto a estes, nalguns casos, não há voltar a dar, porque são únicos e insubstituíveis, de origem DOP, e viajam de Itália até cá para garantir os mais elevados padrões. Por outro lado, a par da sua própria horta, a Arte Bianca conhece e reconhece o valor dos produtores locais, seus vizinhos e amigos, e está profundamente envolvida numa teia de abastecimento de tudo o que de melhor se produz a nível local e sazonal, e que possa ser usado nas suas cozinhas.
De cariz artesanal, carregadas de paixão e autenticidade, as pizzas Arte Bianca nascem de uma farinha singular, produzida num moinho artesanal no campo Italiano, que dá origem a uma massa mãe com mais de 20 anos que é sujeita a uma fermentação de 72h.
A Arte Bianca oferece quatro variedades de massa: Pizza & Massas Gourmet, La Nuvola di Arte Bianca, produzida com massa fermentada de alta hidratação, com 90% de água e uma longa fermentação em diferentes temperaturas; a massa integral, e a massa sem glúten. A estas são adicionados ingredientes cuidadosamente selecionados, em combinações ora mais clássicas ora mais surpreendentes, sempre deliciosas!
As pizzas são naturalmente o grande destaque da carta, mas há muitas opções igualmente tentadoras numa oferta muito interessante e variada, que vai muito além das pizzas.
O 50 Top Pizza baseia-se em pontuações atribuídas por inspetores anónimos que, à semelhança dos inspetores do Guia Michelin, visitam restaurantes em todo o mundo. Para aceder ao concurso, considerado o mais importante a nível mundial no segmento das pizzas, o restaurante precisa de ser recomendado. Entre vários critérios exigentes, os inspetores valorizam a excelência de um restaurante, no sentido lato, destacando aqueles que utilizam produtos frescos locais, biológicos e sazonais.