O governo da cidade de Seul encontrou substâncias tóxicas 428 vezes acima dos níveis permitidos em produtos infantis em calçados infantis da marca chinesa de comércio eletrónico Shein, depois de realizar uma inspeção.
O anúncio foi feito pelas autoridades da capital sul-coreana depois de a cidade ter começado a publicar estes números no mês passado, à medida que os retalhistas online chineses se tornaram numa das escolhas mais populares entre os compradores do país pelos seus preços baixos.
Dos oito produtos infantis da Shein analisados, incluindo sapatos e bolsas, foram encontrados substâncias tóxicas em sete deles, com níveis de formaldeído e plastificantes muito superiores aos permitidos.
Dos dois pares de calçados infantis, um continha formaldeído que ultrapassava o nível permitido em 1,8 vezes, enquanto o outro continha plastificantes ftalatos que ultrapassavam o limite permitido em 428 vezes.
Segundo um estudo da Comissão Europeia, a principal preocupação com este tipo de substâncias é que se dissolvam em fluidos ou possam entrar em contacto com a pele e há particular preocupação com os seus efeitos nos sistemas reprodutivo, hormonal e imunitário, bem como como o seu potencial cancerígeno ou o seu impacto nas mudanças de comportamento.