É muito comum falarmos em alimentos superalimentos: são assim definidos porque possuem inúmeras propriedades e capacidades que os tornam únicos por diversos motivos, geralmente devido aos seus nutrientes e antioxidantes.
A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) recomendou há anos que consumir cinco frutas diariamente é um dos hábitos mais saudáveis e que qualquer pessoa deveria incluir no seu dia a dia.
Esta recomendação genérica não especifica quais são as “melhores” frutas para consumir, embora em termos gerais quase todas sejam consideradas positivas para o organismo. Uma que está cada mais presente é o açaí.
Oriunda da a Amazônia brasileira esta fruta de cor púrpura escura e com apenas 3 cm de tamanho, é especialmente rica em nutrientes.
Além de possuir altas doses de antioxidantes, tem a capacidade de “retardar o envelhecimento” .
Tudo isso tornou-a numa das frutas mais desejadas nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Mas as suas vantagens não terminem aqui, notando-se também que reduz as células cancerígenas, são ricas em gorduras saudáveis e fibras, além de serem afrodisíacas.
Esta propriedade fez dela uma fruta muito consumida pelas tribos amazónicas devido ao desejo sexual que seu consumo gera, chegando mesmo a classificá-la de “Viagra natural”, algo que, por enquanto, continua a ser investigado e estudado pelos cientistas.