A prática de atividade física é imprescindível para manter a saúde, mas pode ser um verdadeiro problema quando começam a surgir dores e lesões, como a canelite.
Além disso, fatores como músculos da perna fracos, desalinhamento biomecânico, calçado inadequado e aumento repentino na intensidade ou duração da atividade física podem contribuir para o desenvolvimento da canelite.
O quadro causa dor ao longo da borda interna da tíbia (osso da canela) devido à inflamação dos tecidos moles à volta do osso. Trata-se de uma dor que ecoa a cada passo dado. Felizmente, é possível tratá-la e até mesmo evitá-la.
De acordo com os especialistas, os sintomas típicos da canelite incluem dor e sensibilidade na canela, especialmente durante a atividade física. A dor pode ser leve no início, mas pode se tornar mais intensa com o tempo e interferir nas atividades diárias.
As principais causas de canelite são:
Prática frequente de desporto, como futebol, corrida ou tênis;
Atividades físicas de alto impacto, como ginástica olímpica;
Histórico anterior de canelite;
Uso de calçados inadequados;
Exercícios excessivos para perna;
Excesso de carga;
Pé chato;
Arcos dos pés altos ou muito rígidos;
Prática de exercício em solos irregulares;
Pisada errada;
Fatores genéticos;
Falta de alongamento.
Os principais sintomas de canelite são:
Dor intensa na parte da frente do osso da canela;
Inchaço na perna afetada;
Dor na canela durante ou após atividade física;
Dor na canela que melhora com o repouso;
Aumento da sensibilidade ao toque na canela.
Tratamento
Repouso
No caso de pessoas que praticam atividades físicas constantemente, o ortopedista pode recomendar repouso para aliviar a dor, o inchaço e a inflamação na canela.
Aplicar compressas frias
Aplicar compressas frias na canela pode ser recomendado pelo médico para ajudar a diminuir a dor e a aliviar a inflamação na tíbia.
Tomar medicamentos
O ortopedista pode receitar remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo, pois ajudam a diminuir a dor, aliviar o inchaço e a reduzir a inflamação tibial.
Fisioterapia
A fisioterapia pode ser indicada pelo ortopedista e deve ser feita com orientação do fisioterapeuta, com exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos da perna, correção do movimento da perna e da pisada, e para ajudar a acelerar a recuperação e aliviar a inflamação e a dor na canela.