Para ajudar a sensibilizar e combater a solidão entre a população sénior portuguesa, a Airbnb associa-se à Associação Reformers para lançar um projeto-piloto que visa proporcionar companhia e apoio aos seus anfitriões seniores. Neste primeiro projeto-piloto, um cidadão português com mais de 65 anos e membro da Associação Reformers irá listar um quarto da sua própria casa na plataforma e iniciar a sua jornada como anfitrião, apoiado por três mentores da associação e dois líderes da comunidade Airbnb.
A Associação Reformers é uma organização em Portugal que tem como objetivo aumentar o envolvimento cívico e social entre diferentes segmentos da sociedade. Trabalham com crianças, jovens e seniores que estão em risco de exclusão social ou isolamento. A solidão é um problema social generalizado, que afeta particularmente os cidadãos seniores. Portugal tem a população mais envelhecida da UE e mais de 550 000 idosos vivem sozinhos.
Este projeto-piloto pretende ser um testemunho para todos os seniores portugueses que estão ansiosos por combater a solidão, preenchendo os seus anos dourados com ligações humanas ao abrirem as suas portas e partilharem as suas casas com hóspedes. Os resultados serão monitorizados e avaliados por todos os participantes no final do ano para tirar conclusões sobre como a partilha de casa pode ajudar os seniores a melhorar a sua qualidade de vida, e potencialmente fazer crescer o programa com mais anfitriões seniores.
Sara Rodríguez, Diretora de Políticas Públicas e Campanhas da Airbnb Marketing Services SL, enfatizou a importância da iniciativa: “Este projeto-piloto é um passo em frente nos esforços da Airbnb para criar uma mudança social positiva. Ao abordar a solidão entre os cidadãos seniores, esperamos promover um sentido de comunidade e apoio para aqueles que mais precisam. Estamos orgulhosos da parceria com a Associação Reformers para dar vida a esta visão”.
Joana Moreira, Presidente da Associação Reformers, acrescenta: “A solidão é uma crise oculta que afeta a nossa população sénior. A nossa parceria com a Airbnb é um passo crucial para proporcionar companhia e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos seniores em Portugal. Esta iniciativa é um farol de esperança para muitos e mostra o potencial de soluções inovadoras para problemas sociais”.