Cláudia Adão, psicóloga e responsável pela Integral Saúde Mental, alerta para a importância de encontrar estratégias que ajudem a ter uma boa saúde mental, numa altura que, para muitos, causa ansiedade e sublinha a solidão.
Perante o aumento da possibilidade de sentir sozinho, a pressão para se divertir, as mudanças nas rotinas e a dificuldade em lidar com a falta de estrutura típica deste período, muitas pessoas poderão lidar com desafios crescentes na sua saúde mental.
A resposta passa por encontrar um compromisso entre o relaxamento e a manutenção de rotinas saudáveis, permitindo que o descanso traga os benefícios esperados sem comprometer o bem-estar psicológico.
Este período deve ser visto não apenas como um tempo de lazer, mas como uma oportunidade para refletir sobre práticas de autocuidado e conexão connosco próprios e com os outros.
5 dicas para uma boa saúde mental no Verão:
- Fazer planos com quem vai passar o tempo;
- Aproveitar o tempo livre para fortalecer conexões com amigos e familiares;
- Experimental algo novo e fora do quotidiano;
- Optar pelo equilíbrio através da meditação ou outras práticas;
- Aceitar que nem todos os momentos precisam de ser perfeitos.
Perante o aumento da possibilidade de sentir solidão, a pressão para se divertir, as mudanças nas rotinas e a dificuldade em lidar com a falta de estrutura típica deste período, muitas pessoas poderão lidar com desafios crescentes na sua saúde mental.