<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Menopausa: para 93% dos homens este não é um tema exclusivo da mulher

25 Junho 2024
Sandra M. Pinto

Depois de 30 meses de investigação sobre o tema da Menopausa, dos quais resultaram o estudo “Saúde e Bem-estar das Mulheres, um Potencial a Alcançar”, lançado em 2022, e o estudo “Dar Ouvidos e Voz à Menopausa”, lançado em abril de 2024, a Médis anuncia novos dados sobre este tema.

Sob o mote “A Menopausa na Voz dos homens”, a investigação revela o quanto a experiência masculina e familiar – para além das mulheres – também é afetada pela Menopausa. A Médis procura, assim, uma maior compreensão do assunto, uma discussão mais rica e mais inclusiva, logo, mais capaz de derrubar o tabu que é a Menopausa.

Só em Portugal, cerca de um milhão e duzentas mil mulheres passam atualmente por este processo. Porém, os resultados da nova pesquisa agora lançada pela Médis, que inquiriu 300 homens que convivem com mulheres em processo de Menopausa, refutam a ideia de que este seja um tema exclusivo da esfera feminina. 93% dos participantes consideram-na um assunto que diz respeito a toda a família, ou seja, apenas 7% dos homens vê este como um tema exclusivo das mulheres. Para 39% dos inquiridos, a Menopausa afeta bastante e/ou muito a vida do casal e da família próxima, ou seja, haverá quase meio milhão de famílias em Portugal a sofrerem bastante e/ou muito com o sofrimento destas mulheres. 29% dos inquiridos diz-se, também, bastante afetado enquanto marido e/ou parceiro, sendo que para 52% domina o sentimento da incapacidade de ajudar.

Neste estudo fica claro como a Menopausa não passa, de todo, despercebida aos homens. 79% da amostra soube reconhecer, nas mulheres e/ou parceiras, os sintomas relacionados com a Menopausa e apenas 13% dizem não falar do tema em casal. Contudo, 30% diz não saber como lidar com o tema e 24% sente necessidade de maior informação. 75% sabe que poderia ter uma influência enorme na decisão da parceira em fazer ajustes no seu estilo de vida, procurar soluções e/ou tratamento. Tendo em conta estes dados, concluímos que os homens sabem que podem ter uma influência muito positiva, mas não sabem como fazê-lo, o que deixa as mulheres mais sozinhas e com menos apoio nesta fase das suas vidas.

“Já sabíamos, pelos estudos anteriores que fizemos sobre a Menopausa, que 52% das mulheres se sentem impreparadas para lidar com o

A responsável de Orquestração Estratégica do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal em pose

processo. Percebemos, neste estudo, que este sentimento tem, nos homens, um paralelo de igual valor. Apesar dessa impreparação assumida em 54% dos inquiridos, apenas 5% afirma, sobre a menopausa, que é um tema com o qual não tem de lidar. Esta é, em nossa opinião, a prova de que este é tema social, um tema que está longe de ser exclusivo das mulheres. Claro que ouvi-las, de forma continuada, é essencial. Contudo, tendo garantido isso nos estudos já lançados, sentimos que é hora de incluir os homens nesta conversa. Como maridos, companheiros, amigos ou filhos, a Menopausa também é deles, na medida em que também com ela (con)vivem. Incluindo-os, tornamo-los aliados na forma como, em sociedade, lidamos com o tema”, afirma Maria do Carmo Silveira, Responsável de Orquestração Estratégica do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal.

 

Outro dado determinante evidenciado pelo estudo agora lançado, é que, aos olhos dos homens, a avaliação do sofrimento das mulheres com a Menopausa é quase 30% superior à delas próprias. Tal, corrobora a conclusão – evidenciada nos estudos de 2022 e de 2024 – que as mulheres tendem a normalizar e desvalorizar o seu sofrimento na menopausa. Reforça, também a tese, defendida pelo estudo, da necessidade de maior inclusividade neste tema.

Considerada pioneira no tema da Saúde da Mulher desde a sua fundação, em 1996, a Médis tem apostado numa abordagem holística e inclusiva, com o propósito de enriquecer e promover debates sobre a Menopausa.

 

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 5 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 5 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 6 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 6 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 6 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 7 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 7 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 7 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 7 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 8 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 8 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 8 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 9 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 9 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 10 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 10 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 10 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 10 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 11 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.