O Pilates é para muitos o desporto mais eficaz e perfeito para todas as idades. As possibilidades que oferece, dependendo da sua resistência, são tão amplas que, de acordo com os exercícios, são muito adequados para trabalhar diferentes áreas do corpo em qualquer idade e de forma muito eficaz.
Um exemplo claro disso é o bicho morto: um exercício que visa trabalhar o core do corpo, proporcionando também a estabilidade necessária na zona lombar. Perfeito para treinar a coordenação e a cintura escapular, este método Pilates é muito eficaz para conectar o tórax e o tronco.
Especialistas em treino de força destacam os benefícios dessa prática também para a mente, uma vez que o praticante tem de prestar atenção especial aos movimentos opostos das pernas e braços.
Basta deitar-se sobre um colchonete com os quadris flexionados a 90 graus e as pernas perpendiculares ao tronco, e depois dobrar também os joelhos, deixando a parte inferior das pernas paralela ao chão.
Mantenha os braços elevados e esticados para cima, de modo a que fiquem perpendiculares ao tronco. Para iniciar o exercício terá que estender uma única perna ao mesmo tempo que o braço oposto, para que ambos toquem (ou cheguem o mais próximo possível) do chão.
É importante manter o tronco firme e na mesma posição , mantendo o controle do mesmo. Quanto mais devagar você repetir os movimentos, mantendo a respiração constante enquanto alonga as extremidades, maiores serão os benefícios que obterá. Esta é a chave que o torna um dos exercícios de Pilates mais eficazes.
Benefícios:
- é melhor para os joelhos e pulsos do que outros tipos de exercícios igualmente eficazes, nos quais essas partes do nosso corpo devem suportar grande parte do peso.
- em resultado da sua prática encontraremos benefícios extras para os flexores do quadril , pois ajudam o quadril a aproximar os joelhos do peito. São essenciais para manter a estabilidade da pélvis, ativando-se cada vez que caminhamos. Portanto, é um exercício perfeito se passar muitas horas sentado.