É realmente muito importante analisar com frequência o estado das unhas. O motivo é simples, «existe um tipo maligno de cancro da pele na unha que muitas vezes muitos não detetam e, normalmente, fica mal diagnosticado como uma ferida na pele», alerta a dermatologista Zubritsky, no BestLife.
Mais especificamente, «uma risca vertical de pigmentação escura a descer pela unha, deve ser analisada», explica a médica, pois «pode ser uma forma muito grave de cancro da pele chamada melanoma subungueal.»
Trata-se de um problema encontrado com mais regularidade nos dedos grandes dos pés, assim como no polegares ou no indicadores. Pode ainda causar fissuras ou rachas no leito ungueal, pigmentação irregular, inchaço e descoloração da cutícula.
Mas, claro, nem todas as manchas nas unhas são más notícias. “Muitas pessoas podem ter uma mancha benigna na unha chamada melanoníquia longitudinal, algo totalmente normal”, explicou a dermatologista. Geralmente, a melanoníquia longitudinal tem uma cor mais clara, aparece várias unhas e não desenvolve.