A lavagem da roupa pode impactar negativamente o meio ambiente e o bolso do consumidor. Isso diminui com o uso de água fria.
Qual é o impacto da lavagem de roupas? Além da elevada utilização da água, os detergentes usados durante o processo podem ser nocivos para a natureza.
Benefícios de lavar roupa com água fria
Mantém a integridade dos tecidos
Especialistas concordam que a água fria, na verdade, é mais gentil com os tecidos. A água fria, por exemplo, pode impedir que o tecido encolha e também preserva a sua cor durante mais tempo do que a água quente.
Não liberta muitas microfibras
O uso de água quente contribui para a libertação de microfibras, que podem desgastar o material e, também, poluir. As microfibras são um tipo de microplástico que são quase impossíveis de remover do meio ambiente. Diminuir o número libertado por carga pode ser uma das soluções mais fáceis de lidar com o problema.
Economiza energia e diminui emissões de carbono
É estimado que as lavanderias domésticas nos EUA produzem cerca de 179 milhões de toneladas métricas de CO2 por ano. Porém, cerca de 90% dessa energia gasta durante a lavagem da roupa é derivada do aquecimento da água. Isso, além de aumentar os gastos na conta da luz, também contribui para a maior parte de emissões de carbono derivadas do processo.