Um abacaxi de 400 euros vem embalado numa caixa vermelha ornamentada que se desdobra como um origami e é perfurada para a entrada de ar.
Um melão de 200 euros envolto numa rede de espuma, cresceu sozinho num meloeiro do qual todas as outras frutas foram podadas, com o objetivo de deixá-lo um fruto extradoce.
As frutas de luxo, que têm uma longa história em algumas zonas da Ásia, estão a ganhar popularidade nos Estados Unidos, com novas variedades a ser cultivadas e importadas, incluindo as que foram desenvolvidas ao longo de vários anos por empresas que visam comercializar produtos com aparência e sabor únicos.
Alguns desses produtos são há muito tempo dados como presentes, especialmente no Japão e na Coreia. Essa tendência está a espalhar-se nos Estados Unidos, assim como o gosto por frutas impecáveis que os turistas podem ter experimentado no exterior, disseram especialistas em produtos.
E, como o setor de bens de luxo cresceu, também cresceu o interesse por frutas de luxo
O Crown Melon, doce e perfumado, é um melão do tipo muskmelon da província de Shizuoka, no Japão, região de clima quente e ensolarado. Cada meloeiro é podado para que apenas um fruto cresça, concentrando o sabor.
Um quilo de morangos geralmente custa apenas alguns dólares. Uma única unidade da fruta de luxo pode custar mais —até cerca de 30 euros cada.
A Ikigai, importadora de frutas de luxo, vende uma variedade de morangos vermelhos, rosas e brancos importados do Japão em caixas que variam de 90 euros a 800 euros.