Investigações recentes apontaram que o consumo de maças ajuda na perda de peso, diminui o risco de diabetes e até protege o cérebro contra o stresse oxidativo.
Agora, nutricionistas ingleses e italianos acrescentam mais vantagens à lista afirmando que o consumo de duas maçãs por dia reduz o colesterol total do organismo e melhora outros biomarcadores da saúde cardíaca.
Realizado com 40 pessoas com o colesterol total levemente acima, o estudo mostrou que comer duas maçãs por dia fez o nível de colesterol ruim (LDL) dos voluntários cair. O LDL é chamado de “colesterol ruim” pois tem facilidade para se acumular nas paredes das artérias, aumentando o risco de enfarte e de acidente vascular cerebral (AVC).
Publicada no American Journal of Clinical Nutrition, a pesquisa mostrou que os benefícios são maiores quando ocorre o consumo de frutas frescas em comparação com o sumo feito com quantidades equivalentes de maças.
Para os investigadores, os bons resultados podem ser atribuídos à pectina, fibra presente na maça com ação semelhante a probióticos. A pectina melhora a variedade da microbiota intestinal e barra a absorção excessiva de gorduras pelo organismo.