Enquanto defensora da abertura de discurso e comportamentos em relação ao sexo, a marca de bem-estar sexual LELO apoia o sexting e tudo o que este envolve, uma vez que este permite expressar o que talvez não diríamos cara a cara e não há nada como o emoji certo para transformar uma conversa comum. No entanto, ainda não há um pictograma dedicado ao sexo, à autoestimulação ou aos brinquedos sexuais. Portanto, num esforço para normalizar este tema e quebrar os tabus associados à masturbação e à indústria de sex toys, a LELO fará uma petição a apresentar à Unicode para criar um emoji de sex toy.
Para isso, é precisa a ajuda e apoio de todos através da assinatura da petição da LELO via Change.org. O objetivo é alcançar 1 milhão de assinaturas a tempo da submissão no próximo ano.
Em 2021, o mercado dos sex toys foi avaliado em 34,95 mil milhões de dólares americanos e espera-se que suba para 75 mil milhões até o final da década (*).
Mais importante ainda, o aumento do uso de brinquedos sexuais aponta, claramente, para uma grande mudança na atitude em relação ao prazer e ao bem-estar sexual e o efeito que isso tem na saúde mental e no bem-estar geral. Várias pesquisas e informações da LELO dizem que:
· 78% das pessoas possuem um brinquedo sexual em 2024; quase o dobro comparando com o período pré-pandemia;
· A proporção de homens e mulheres que compram brinquedos sexuais é de 49/51;
· 84% das mulheres possuem pelo menos um brinquedo sexual, sendo que 55% deles são estimuladores clitorianos;
· Os europeus compram mais brinquedos sexuais do que americanos;
· Três em cada quatro pessoas concordam que os brinquedos sexuais e a masturbação ainda são tabu na sociedade;
· Pessoas que possuem brinquedos sexuais têm 45% mais probabilidade de relatar que estão satisfeitos com sua vida sexual;
· 98% concordam que um orgasmo causa o maior aumento de felicidade naturalmente;
· Existem inúmeros benefícios da masturbação.
Uma pesquisa anterior feita pela LELO sobre o uso de emojis revelou que:
· 76% dos entrevistados dizem usar emojis ao comunicar sobre sexo;
· Metade dos participantes da pesquisa usa emojis regularmente, não apenas para sexting;
· O emoji mais popular são as gotas de água;
· 54% concordam que também deveria haver um emoji para sexo seguro e brinquedos sexuais.
“Por mais que todos tenhamos começado a prestar atenção aos nossos corpos e mentes, há uma tendência preocupante em relação ao bem-estar sexual. É o silêncio. Podemos falar sobre suplementos, sobre saúde mental, mas ao mesmo tempo tememos falar sobre masturbação. Tanto no contexto do autocuidado quanto no contexto do prazer! Isto faz com que a masturbação seja incrivelmente difícil de estudar. As pessoas ficam cada vez mais desconfortáveis em revelar detalhes tão pessoais e íntimos das suas vidas. Como marca de bem-estar sexual, a LELO está plenamente ciente das reticências quanto a conversas em torno do tópico da masturbação”, diz o CMO da LELO, Luka Matutinovic.
“E a capacidade de falar sobre sexualidade em todos os meios é essencial quando se trata de bem-estar pessoal. Isso levou a LELO a enviar uma candidatura oficial à Unicode para criar o primeiro emoji oficial de sexo e agora queremos levar esta causa ainda mais longe e fazer uma petição para a criação do emoji de sex toy. Para nós, o bem-estar sexual vai além de criar apenas os melhores produtos possíveis. Prende-se também com liderar esta causa, não só para toda a indústria, mas também para o público em geral, criando espaços e ferramentas para uma expressão sexual sem preconceitos. Dizem que a vergonha desaparece quando se criam espaços seguros para as histórias serem contadas. E, por isso, esperamos que ter palavras adequadas ou substituições para palavras, como um emoji, também ajude a pôr fim à vergonha. É por isso que o próximo marco do discurso livre sobre sexo é este emoji de sex toy”, acrescenta Matutinovic.