Partilhar

Guimarães celebra mais uma etapa no desporto sustentável

Município apresentou planos de sustentabilidade para 18 clubes vimaranenses. Pretende-se incentivar mais de 100 clubes e mais de 9 mil atletas

19 Julho 2024
Sandra M. Pinto

Guimarães promoveu, esta quinta-feira, uma sessão pública de atribuição do selo “Desporto Carbono Zero” e a apresentação dos primeiros 18 planos de sustentabilidade para os clubes desportivos vimaranenses. A iniciativa do município, em parceria com o Laboratório da Paisagem, pretende ser um projeto líder na sustentabilidade no desporto nacional.

 

Neste âmbito, os 18 clubes que, até ao momento, aderiram ao projeto e que receberam o selo “Desporto Carbono Zero” incluem: Amigos de Urgezes; Ases de Santa Eufémia; CART; Clube Desportivo de Ponte; Clube Recreativo de Candoso; Clube de Ténis de Guimarães; GRC Aldão; GTeam; Guimagym; Panteras de Matamá; Pevidém Sport Clube; Piratas de Creixomil; Salgueiral – SARC; Team El Comandante; União Desportiva Airão; União Desportiva de Polvoreira; Vitória Sport Clube e Xico Andebol.

 

O projeto “Desporto Carbono Zero” é um projeto pioneiro em Guimarães e a nível nacional, sendo o seu principal objetivo a criação de um plano de sustentabilidade ambiental que contribua para a diminuição da pegada ecológica dos clubes desportivos, partindo de um diagnóstico inicial. A iniciativa pretende incentivar os 100 clubes desportivos do município, num total de mais de 9 mil atletas, e visa reduzir o impacto ambiental dos clubes através da criação de planos de sustentabilidade personalizados, considerando fatores como energia, água, resíduos e mobilidade.

 

Desta forma, os clubes poderão operar de forma mais ecológica e alinharem-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. Além disso, o projeto oferece um software de gestão ambiental e ações de consciencialização para atletas, treinadores e a comunidade em geral. Deste modo, o “Desporto Carbono Zero” não só beneficiará o meio ambiente, mas também incentivará práticas sustentáveis em toda a cidade.

 

Durante a entrega do troféu simbólico de adesão ao “Desporto Carbono Zero” para os 18 clubes aderentes, Nelson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, afirmou: “A atribuição do selo ‘Desporto Carbono Zero’ e a implementação dos planos de sustentabilidade representam um marco essencial na nossa missão de promover a sustentabilidade no desporto. Este projeto inovador não só diminui a pegada carbónica dos clubes, mas também incentiva uma consciência ambiental sólida entre atletas e a comunidade.” E conclui: “Ao avançarmos com estas iniciativas, continuamos a alinhar Guimarães com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mas também com o compromisso que assumimos de atingir a neutralidade climática até 2030, demonstrando o nosso compromisso com um futuro mais verde e sustentável”.

 

Sublinhe-se que as vantagens para os clubes aderentes incluem o desenvolvimento de um plano de sustentabilidade ambiental adaptado à realidade do clube; o acesso a uma plataforma de gestão ambiental para monitorizar a performance ambiental do clube; a orientação das atividades do clube para a concretização dos objetivos do desenvolvimento sustentável 2030; o acompanhamento técnico especializado na área de sustentabilidade ambiental; a capacitação e formação da gestão do clube na área de sustentabilidade ambiental; e um clube mais resiliente, com uma estratégia sólida de valorização a longo prazo.

 

Guimarães na rota da Capital Verde Europeia 2026

Recorde-se que Guimarães foi recentemente anunciada como uma das três cidades finalistas na corrida ao título de Capital Verde Europeia 2026. O município, que já havia chegado à fase final da competição no ano passado, disputa o título com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria). A cidade vencedora será conhecida a 24 de outubro, numa cerimónia que terá lugar em Valência, Capital Verde Europeia em 2024.

 

A candidatura de Guimarães ao título de Capital Verde Europeia 2026 tem como objetivo principal afirmar o município como referência nacional e internacional em termos de sustentabilidade, promovendo a economia verde, a mobilidade sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos.

Mais Recentes

Investigadores estudam quase 80 mil homens e descobrem conexão entre esperma e expectativa de vida

há 15 horas

Opinião: «Animais de companhia – estimar, mas também cuidar, para o bem de todos», Bernardo Soares, UPPartner

há 16 horas

Diga adeus à secura vaginal: esta planta medicinal rica em ácidos gordos é perfeita para este sintoma da menopausa

há 16 horas

Harvard recomenda: «mulheres com mais de 50 anos devem comer isto para um envelhecimento saudável»

há 17 horas

A manicura antienvelhecimento que proporciona o efeito de ‘mãos perfeitas’

há 17 horas

«Este é o número máximo de cafés que pode beber por dia sem colocar a saúde em risco», garante especialista

há 17 horas

«Este é o perigo de se comer presunto todos os dias», alerta especialista

há 18 horas

Nem álcool nem refrigerante: esta é a bebida que mais causa danos ao cérebro

há 18 horas

A importância da atividade física para a saúde: dicas para se começar a mexer

há 18 horas

Dicas para cuidar da saúde digestiva nesta Páscoa

há 19 horas

Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio está de volta e nós descobrimos quando e onde

há 19 horas

Restaurante celebra aniversário com trilogia e sorteios para os fãs

há 19 horas

Santa Cruz Movement and Nature House lança o programa Spring Bliss

há 20 horas

The Vintage House: Páscoa no refúgio gastronómico e natural do Douro

há 20 horas

XXL by Olivier apresenta XXL Terrasse Steak & Frites para celebrar a temporada de verão

há 21 horas

‘O Tinder das viagens’: quando a tecnologia cria o match perfeito

há 21 horas

Alerta sobre os perigos deste prato comum nos supermercados: «Não comprem isto para os vossos filhos e netos»

há 21 horas

Por menos de 4 euros tenha à sua mesa o tradicional folar da Páscoa: basta passar no Aldi

há 21 horas

Prepare-se: abril continua chuva com “valores acima da média” durante esta semana

há 22 horas

‘Pascoa em segurança’: siga estes conselhos da PSP «para uma condução segura»

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.