De acordo com o escritor, a exigência de Kate foi poder priorizar a família relativamente a qualquer questão política, não aceitando qualquer função oficial que lhe fosse imposta.
«Kate estabeleceu algumas regras fundamentais. Os ‘termos’ dela foram apresentados à rainha Isabel e ao príncipe Carlos. Kate sempre foi clara que não aceitaria a imposição de nenhuma função oficial. A prioridade, enfatizou, seria sempre a família», revelou no seu livro “Catherine, The Princess of Wales: The Biography Of the Future Queen” reproduzido pelo jornal inglês Daily Mail.
Jobson enfatizou ainda a influência que Kate exerce sobre o alto escalão da coroa britânica e a importância que ela deverá ter no futuro mandato real do marido, William. «Kate será muito importante para moldar a monarquia numa instituição que seja relevante para as pessoas modernas, sem se apegar a tradições antigas. Ela é uma pessoa realmente estilosa, incrivelmente graciosa e bonita, mas ela tem um núcleo de aço, e isso permite-lhe dizer o que acredita. Não tem medo de dar sua opinião e influencia muitas pessoas que tomam as decisões».