A Câmara Municipal de Jaume Collboni lança uma clara ofensiva contra os clubes de cannabis da cidade de Barcelona, depois de vários técnicos da Câmara Municipal e da Polícia Urbana terem detctado “numerosos incumprimentos” de portarias municipais por parte destes estabelecimentos. Ontem foi anunciada a ordem de encerramento de trinta destes espaços, e a Câmara Municipal decretou o encerramento de todos os da cidade.
A Câmara Municipal notificou cerca de trinta associações que devem cessar a sua atividade e indica que pretende eliminar todos os locais de consumo de marijuana na capital catalã.
O vice-prefeito e conselheiro de Segurança, Albert Batlle , anunciou no final de 2023 que na cidade existem mais de 200 clubes de cannabis que se tornaram uma das principais vias de acesso à substância há mais de uma década. Batlle já reconheceu que a intenção da Câmara Municipal era “fechar todos eles”.
Paralelamente, a Polícia Urbana de Barcelona iniciou uma campanha de inspeções em cinquenta destes clubes no final de 2023. Durante dias, os agentes municipais detiveram os membros destas associações à saída dos estabelecimentos e questionaram-nos sobre a atividade que decorria no seu interior. Eles também queriam investigar se a cannabis era consumida ou comprada dentro dos clubes e se usuários não cadastrados na cidade tinham acesso a ela. A entrada de turistas foi comprovada, segundo fontes da Polícia Urbana.