Icária fica no Mar Egeu, no arquipélago das Ilhas Jônicas, a nordeste da ilha de Samos e a oeste da ilha de Samotrácia. Tem uma área de aproximadamente 255 km² e uma população de cerca de 8.500 habitantes.
A Grécia faz parte de uma das cinco “Zonas Azuis” espalhadas pelo mundo. Nestas regiões, que incluem países como Japão e Costa Rica, as populações possuem uma expectativa de vida maior do que a média do planeta.
No caso de Icária, algumas características contribuem bastante para essa longevidade, como a culinária.
A alimentação dos habitantes é uma variante da dieta mediterrânea, enfatizando alimentos à base de plantas, gorduras saudáveis e moderação. Rica em legumes, grãos integrais e azeite, esta dieta grega não só sacia o paladar, mas também nutre o corpo, reduzindo os riscos de doenças crônicas.
O consumo moderado de peixe, aves e vinho tinto, juntamente com o acesso reduzido à carne vermelha, completa este estilo de alimentação saudável. Outro fator muito importante é a importância dada às refeições: elas não servem apenas para sacia, mas são uma forma de fortalecer os laços da comunidade.
A importância da fava. O alimento está presente nas mais diversas receitas, o que ajuda na saúde cardíaca e na gestão da diabetes. O acesso a comidas frescas também não pode ser ignorado, visto que muitos plantam a sua própria comida, como grãos, ervas e legumes, sem recorrer a agrotóxicos.
A longo prazo, é um tipo de hábito que além de reduzir o risco de doenças, diminui o stress e a ansiedade.