<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

É para isto que serve o pires da chávena café (e não para pousar a colher ou o açúcar)

5 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

O pires de café tem uma origem oculta que poucos conhecem.

Além do uso atual do pires de café, muitos desconhecem que originalmente o pires tinha uma função diferente, que ainda é utilizada em alguns países.

Isso é revelado em um vídeo da conta do Instagram ( @pildoras_culturales ), onde explicam que o pires que acompanha a chávena de café, elemento que muitos consideram um simples acessório, tem uma história muito mais interessante e útil do que se pensava.

Embora atualmente seja normalmente utilizado para segurar a colher , para não nos queimarmos, para colocar o açúcar ou para evitar que a mesa fique manchada, a sua função original remonta ao século XVIII e era muito mais prática. Naquela época, os pratos eram mais profundos do que os que conhecemos hoje.

O motivo era muito claro: esses pequenos recipientes serviam para arrefecer o café. Como a bebida era servida muito quente, o café era despejado da chávena no pires, onde a maior superfície de contato permitia que o líquido arrefecesse mais rapidamente em contato com o ar. Esse método também evitou que os clientes se queimassem enquanto bebiam.