Partilhar

“CARRY ME – 100 Anos de Malas”: exposição conta com dezenas de peças icónicas

Chanel, Dior, Gucci, Hermès, Jacquemus, Prada e Whiting & Davis são algumas das marcas que estão presentes nesta exposição e que refletem a história das malas – e da sociedade.

11 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Duas vezes por mês, haverá momentos especiais de visitas guiadas à exposição – a primeira é já este domingo. Nos restantes dias, até 25 de outubro, pode ser vista livremente.

A 14.ª edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” traz até Portugal a exposição “CARRY ME – 100 Anos de Malas”. Esta mostra, que já percorreu vários Museus por todo o mundo e veio diretamente do prestigiado Ostergotlands Museum, na Suécia, para a sua estreia em Portugal, foi inaugurada esta semana e está presente na Praça Central do Colombo, no Piso 0, até 25 de outubro. A entrada é livre e haverá ainda duas datas, por mês, com visitas guiadas igualmente gratuitas.

Numa estrutura semelhante à de uma galeria de arte, é contada a história das malas, desde 1920 até aos dias de hoje, através de exemplares de marcas de luxo – como Chanel, Dior, Gucci, Hermès, Jacquemus, Prada e Whiting & Davis – que dão a conhecer o progresso do seu design, bem como as personalidades que popularizam a sua utilização, tornando-as icónicas.

Organizada pelo Centro Colombo em colaboração com a Expona – Museum Exhibition Network, “CARRY ME” oferece uma visão detalhada da evolução das malas ao longo dos últimos 100 anos, onde os visitantes terão a oportunidade de seguir a cronologia das malas, desde as suas origens funcionais até se tornarem status de ícones de moda, nos séculos XX e XXI, ao longo de quatro núcleos. O primeiro é dedicado ao período compreendido entre 1920 e 1940, sob o mote “Nova Mulher, Novas Ideias”, enquanto a seguinte revela o estilo que esteve em destaque de 1950 a 1960, sublinhando o “Novo Visual”. No terceiro núcleo será possível ver de perto ícones de duas décadas: a de 1970, considerada a “Do Mau Gosto”, e a de 1980, percecionada como a “Dos Yuppies”. O último ponto da visita incide entre 1990 e 2020, numa sala intitulada “A Digitalização Transforma o Mundo”.

Dos exemplares emblemáticos que marcaram cada década, fazem parte, por exemplo, a mala “Kelly” de Hermès, popularizada por Grace Kelly, e a “Chanel 2.55”, um símbolo de elegância intemporal. A par das peças clássicas, a exposição destaca inovações como a Fendi Baguette, um marco das “It-bags” dos anos 90, e o Chiquito de Jacquemus, uma recente tendência que reimagina a funcionalidade das malas contemporâneas.

Além de poder ser vista de forma livre, todos os dias, entre as 10h00 e a meia-noite, a primeira visita guiada a “CARRY ME – 100 Anos de Malas” está agendada já para este domingo, 15 de setembro, pelas 11h00, sendo limitada a 20 participantes. Para ter esta experiência, é apenas necessária a inscrição no site do Centro, onde cada pessoa pode reservar até quatro vagas. A seguinte acontece ainda este mês, no dia 28, sábado, no mesmo horário. Já em outubro, também às 11h00, as visitas guiadas terão lugar nos dias 13 e 25.

Com duração máxima de uma hora, estas visitas são feitas por Fabrícia Valente, que, entre outros projetos, desenvolveu a curadoria artística da exposição “Amor Veneris”, e trabalha em Mediação Cultural no MAAT, no Museu Coleção Berardo, no CCB, e na State of the Art (SOTA), somando mais de 200 colaborações em exposições com vários outros museus e entidades.

Com curadoria de Marjo Riitta Saloniemi, Günther Fulterer e Alex Susanna, a exposição é apresentada através de um projeto arquitetónico concebido pelo Diogo Aguiar Studio. O conceito criativo e a produção executiva ficaram a cargo da State of the Art (SOTA) e a direção criativa multimédia foi assumida pela We Are Interactive.

 

Mais Recentes

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 9 minutos

Nuria: conheça a próxima depressão que atingir Portugal esta semana

há 19 minutos

Novas regras do Registo Nacional de Utentes em vigor para melhorar serviços de saúde

há 29 minutos

Banda composta por utentes autistas ajuda músicos a ganhar autonomia

há 39 minutos

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo

há 48 minutos

Óbito : Morreu o ator Val Kilmer, de “Top Gun” e “The Doors”

há 1 hora

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 17 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 18 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 18 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 18 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 18 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 19 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 19 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 20 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 20 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 20 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 21 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 21 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 21 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.