Partilhar

4 alimentos que parecem saudáveis (mas não são)

Nutricionistas espanhóis, Juan Revenga e Daniel Ursúa, alertam para a existência de alimentos vendidos como benéficos para a nossa saúde, mas que na verdade devemos evitar trazer do supermercado.

12 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Bebidas vegetais, margarinas, mueslis ou outros produtos “zero”, “light”, são alguns exemplos do que deve deixar na prateleira. O marketing alimentar tem sido muito rico, nos últimos anos, em produtos “sem açúcar”, “sem natas”, “vegetal” ou “baixo em gorduras”, com ingredientes naturais, que descansam o consumidor, mas que podem não ser bem como a “capa” mostra. Por isso, devemos ter cuidado para não nos precipitarmos.

O periódico espanhol, El País, esteve à conversa com dois nutricionistas, que alertaram para essa necessidade, pois, como refere Juan Revenga, devemos «suspeitar sempre que um alimento precise de sublinhar como é bom», além de que as melhores escolhas alimentares «nunca fazem referência à sua riqueza em ómega 3, ferro, cálcio», também relacionada com a publicidade, Daniel Ursúa afirma ainda que se deve desconfiar de um produto que «está a ser promovido por um famoso».

Bebidas vegetais

Estas bebidas foram apresentadas como alternativa ao leite e, inicialmente, também, como benéficas para a nossa saúde. No entanto, Revenga lembra que «tem que se ter em conta que um dos ingredientes mais presentes nestas bebidas é o açúcar», conhecido por ser prejudicial.

Muesli “light”

Os nutricionistas espanhóis não fazem nenhuma exceção a produtos etiquetados como “light”, especialmente quando associados a processados como os cereais. Ursúa sugere fazermos as «nossas próprias misturas com grãos integrais, frutas secas e frutas desidratadas».

Margarina

Os nutricionistas recomendam a sua utilização ao mínimo possível até porque não são muito consumidas. A maior parte das margarinas possui óleo de palma ou de coco, que é rico em ácidos gordos saturados, que permitem manter a textura característica da manteiga. Por outro lado, se usarem óleos como o de girassol, têm que introduzir hidrogénio para mudar do estado líquido para semissólido, algo que origina as gorduras hidrogenadas.

Produtos “sem açúcares adicionados”

Este é um dos casos mais flagrantes de deturpação da comunicação, porque na maioria dos casos substitui-se o açúcar por concentrados, que têm os mesmos efeitos. Ursúa fala da criação de uma «falsa segurança na população para que consuma esses produtos da maneira habitual».

Tenha, ainda, muito cuidado com produtos que tenham mais de dez ingredientes, quando é suposto saber a só um. Podem estar a tentar vender gato por lebre. Ursúa questiona-se de qual a necessidade de se adicionarem mais ingredientes, «a não ser que seja para esconder alguma coisa do público».

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 4 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 4 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 4 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 5 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 5 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 6 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 6 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 6 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 6 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 6 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 7 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 7 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 7 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 7 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 8 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 8 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 8 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 10 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 10 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.