Mas existem alguns sintomas que devem ser ignorados. Devem ouvidos e analisados por um médico o mais rapidamente possível.
Cindy Parnes, fundadora e diretora do Centro de Bem-Estar Feminino de Nova Jersey, deixa 8 sintomas aos quais as mulheres devem estar atentas:
Dor no peito
Um dor lancinante no peito pode, na verdade, ser um ataque cardíaco, do género que vemos tantas vezes retratado em programas de televisão. Portanto, se você sentir uma sensação de aperto no peito, ligue para o 112.
Se a dor for menos intensa, mas persistente, procure o seu médico. Não presuma que um ataque cardíaco é sempre sentido no peito. Sintomas como dor nas costas, náusea, dor no maxilar ou fadiga extrema podem indicar que seu coração está em sofrimento.
Forte dor de cabeça
Se sentir uma dor de cabeça que surge repentinamente e só pode ser descrita como a pior dor que já sentiu na vida, ligue para o 112 imediatamente. Pode ser um aneurisma, uma zona fraca na parede de uma artéria que fornece sangue ao cérebro. A dor é o resultado de uma artéria dilatada pressionando o cérebro. Se ela se romper, pode dar origem a um derrame. Não hesite: ligue o 112.
É diferente de uma enxaqueca, embora possam ocorrer sintomas semelhantes, incluindo vómitos, sensibilidade à luz e desmaios. Mas a dor de cabeça será tão forte que não será suportável.
Se você começar a ter dores de cabeça com regularidade (e se elas surgirem repentinamente), fale com o seu médico. Podem ser sinais de um tumor cerebral, problemas de visão ou uma série de outros fatores.
Inchaço abdominal e gases
Se você tiver um inchaço anormalmente significativo, perda de apetite, sangramento após a menopausa ou uma mudança nos hábitos intestinais, entre em contato com seu médico.
Dormência nas mãos ou nos pés
Se sentir dormência, fraqueza ou formigamento nas mãos ou nos pés, ou se tiver perdido as forças (dificuldade para subir escadas, por exemplo), pode ter uma hérnia ou protuberância nas vértebras que está a pressionar os nervos, os quais podem ficar comprometidos.
Dor nas pernas com inchaço
Se notar um inchaço na perna acompanhado de uma sensação dolorosa na região, procure o seu médico. Os sintomas indicam um coágulo sanguíneo na perna, situação perigosa porque se o coágulo se soltar e se chegar ao seu pulmão pode ser fatal. A chamada embolia pulmonar: o coágulo pode bloquear o fornecimento de oxigênio ao pulmão.
Outros sintomas incluem falta de ar, descoloração das pernas, veias mais visíveis e uma mancha quente na perna.
Tosse persistente
Se não se consegue livrar dessa tosse, vá ao médico. Uma tosse que não para pode significar muitas coisas:
- uma infeção
- cancro
- problemas cardíacos
- refluxo gastrointestinal
- problemas pulmonares
Fadiga
O nível de energia de cada pessoa é diferente, especialmente à medida que se envelhece Mas se descobrir que, de repente, não consegue manter o ritmo normal da sua rotina, então o seu corpo pode estar a tentar dizer-lhe algo.
Sangramento depois da menopausa
Pólipos endometriais podem causar sangramento. Hormonas desequilibradas também, assim como um útero atrofiado. Pode ser um sinal de cancro endometrial. Uma ida ao médico permite descartar tudo isso ou resultar num diagnóstico que salva vidas. Assim, se sangrar procure imediatamente o o seu médico.