A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA acaba de aprovar cápsulas de Cobenfy (cloreto de xanomelina tróspio) para uso oral no tratamento da esquizofrenia em adultos.
É o primeiro medicamento antipsicótico aprovado para tratar a esquizofrenia que atua nos receptores colinérgicos em vez dos receptores de dopamina, que há muito são o padrão de tratamento.
Especificamente, Cobenfy é o primeiro avanço alcançado no tratamento da esquizofrenia em mais de três décadas. «A esquizofrenia é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, é uma doença mental grave e crónica que muitas vezes prejudica a qualidade de vida de uma pessoa», disse a Dra. Tiffany Farchione, diretora da Divisão de Psiquiatria, Escritório de Neurociências do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos do Centro de Avaliação de Medicamentos e Pesquisa, em um comunicado da FDA.
«Este medicamento representa a primeira nova estratégia de tratamento para a esquizofrenia em décadas, pelo que a sua aprovação oferece uma nova alternativa aos medicamentos antipsicóticos que foram previamente prescritos para pessoas com esquizofrenia», avança.
A esquizofrenia pode causar sintomas psicóticos, como alucinações (como ouvir vozes), dificuldade em controlar os pensamentos e desconfiança nos outros. Também pode estar associado a problemas cognitivos e dificuldades de interação social e motivação. Cerca de 1% das pessoas nos Estados Unidos sofrem desta doença e, globalmente, é uma das 15 principais causas de incapacidade. Pessoas com esquizofrenia têm maior risco de morrer em idades mais jovens e quase 5% morrem por suicídio.