“Se no próximo ano houver margem orçamental, vamos repetir a medida que tomámos este ano e atribuir um suplemento extraordinário aos pensionistas”, disse o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, na conferência de imprensa de apresentação da proposta de Orçamento de Estado para 2025 (OE2025), em Lisboa.
O governante especificou que essa avaliação irá ser feita “no verão”.
Esta intenção já tinha sido manifestada na contraproposta entregue ao PS na semana passada na qual o Governo indicava estar disponível para “atribuir, sempre que possível, aos pensionistas com pensões mais baixas, reforços extraordinários acima do valor da atualização legal”, tal como aconteceu este ano.
No final de agosto, o Governo aprovou a atribuição de um suplemento extraordinário aos pensionistas, cujo valor varia entre 200 e 100 euros e que é pago este mês a cerca de 2,4 milhões de pessoas.
O Governo entregou hoje no parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que prevê que a economia cresça 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025 e um excedente de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e de 0,3% no próximo.
A proposta ainda não tem assegurada a sua viabilização na generalidade e a votação está marcada para o próximo dia 31, no parlamento.
Se a proposta de Orçamento do Governo PSD/CDS for viabilizada na generalidade com a abstenção do PS ou, em alternativa, com os votos favoráveis do Chega, será então apreciada na especialidade no parlamento entre 22 e 29 de novembro. A votação final global do Orçamento está prevista para 29 de novembro.
JMF/MES // CSJ
Lusa/Fim