Todos Pintamos Contra o Bullying é um Projeto desenvolvido pela GIOTTO, no qual, em parceria com o IAC – Instituto de Apoio à Criança, criaram o Plano de Sensibilização e Prevenção contra o Bullying dirigido a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos das escolas do nosso país.
A importância da consciencialização sobre esta forma de violência, bem como de apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações, levaram ao desenvolvimento deste Projeto: Todos Pintamos Contra o Bullying.
Através desta iniciativa, todas as crianças e jovens podem participar gratuitamente nas sessões síncronas de formação online, desenvolvidas para serem incluídas como uma atividade letiva nas escolas, projetadas na sala de aula. Cada sessão inclui uma secção de perguntas e respostas para que todos os participantes possam esclarecer as suas dúvidas e obter mais informações acerca de como lidar com situações de Bullying. Desta forma, poderão ter acesso às ferramentas necessárias para que possam prevenir, detectar e atuar em qualquer caso de Bullying.
As sessões são desenvolvidas por técnicos do IAC com base nas melhores estratégias de pedagogia e psicologia infantil para prevenir e combater o Bullying em contexto escolar.
Para inscrever-se nas sessões basta que os docentes acedam ao website www.todospintamoscontraobullying.com e registem as suas turmas.
A 20 de outubro assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying, um problema global da nossa sociedade, que afeta muitas crianças e jovens portugueses. De acordo com os dados do IAC, estima-se que 1 em cada 4 alunos já foi vítima de Bullying, 30% a 40% dos jovens com idades entre os 11 e os 15 anos afirma já ter sido intimidado na escola e mais de 90% dos casos não são reportados.
Para Dulce Rocha, Presidente do Instituto de Apoio à Criança, “Com esta iniciativa, queremos apoiar o valioso trabalho que os professores protagonizam no seu dia a dia, oferecendo ferramentas para prevenir, detetar e agir, atempadamente, contra situações de Bullying nas escolas, contribuindo assim para a diminuição da violência que pode ocorrer na vida de crianças e jovens”.
Mercè Florensa, Diretora de Marketing da GIOTTO (Fila Iberia), afirma: “Enquanto marca de material escolar, que está muito presente na vida das crianças e jovens em Portugal, consideramos o Bullying um problema muito sério. Temos observado que a violência entre alunos é uma realidade muito presente nas escolas e que o Bullying tem vindo a ocorrer com uma frequência preocupante na sua vida. Por essa razão, a GIOTTO e o IAC uniram-se para criar um Plano de Sensibilização e Prevenção Contra o Bullying dirigido a todos os alunos das escolas de Portugal.”
Desde o início das sessões, no passado mês de fevereiro, já participaram mais de 9000 crianças e jovens. Durante este mês de outubro realizam-se as primeiras sessões deste ano letivo, e cada vez são mais os docentes interessados nestas sessões, sendo que para a primeira sessão inscreveram-se mais de 150 turmas de escolas de norte a sul do país, ultrapassando os 3.000 alunos.
São também disponibilizadas algumas sessões especiais dirigidas a pais, encarregados de educação e docentes para os ajudar a combater este flagelo. No website estão ainda disponíveis vários recursos educativos sobre este tema, dirigidos a pais, docentes, crianças e jovens, disponibilizados gratuitamente.
Para reforçar a sua divulgação e para que a mensagem chegue o mais longe possível, a cantora e compositora Mimicat (@mimicat_music) associou-se ao Projeto e criou a canção solidária intitulada “Aqui Pintamos Todos”, disponível nas várias plataformas Spotify, Apple Music, Youtube (entre outras). A música pretende transmitir uma mensagem reivindicativa que a converte numa chamada à ação da sociedade. Além disso, é acompanhada por um videoclip onde a “cor” tem um papel significativo e muito especial, transformando-se no fio condutor do movimento contra o Bullying.
A GIOTTO destina todos os benefícios desta canção a favor do IAC, para dar continuidade ao Plano de Sensibilização e Prevenção Contra o Bullying e conseguir assim ajudar cada vez mais crianças e jovens.