Partilhar

Uma sondagem global sobre as eleições de 2024 nos Estados Unidos da América revela qual dos dois candiadatos é o preferido dos portugueses

O diretor geral da Intercampus, António Salvador, afirma que “apesar deste estudo revelar uma clara preferência global pela vitória da candidata Kamala Harris, existe ainda uma grande incerteza acerca do resultado efetivo das eleições sobre a intenção de voto e a perceção de quem poderá ser o vencedor”.

25 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

70% dos portugueses votariam em Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos da América. A sondagem global, da Associação Gallup International (GIA) e da Intercampus a nível nacional, concluiu que Portugal integra a intenção de voto global que torna Kamala Harris na próxima Presidente dos EUA. A análise foi feita em 43 países nos vários continentes, durante este mês.

 

Portugal é o terceiro país do mundo que considera Kamala como a provável vencedora das eleições, com uma percentagem de resposta de 62% contra os 28% que acredita que Trump será o vencedor. A perceção nacional do impacto das eleições presidenciais americanas no país, situa-se nos 65%, com a maioria dos portugueses a considerar a influência do próximo presidente dos EUA em matérias como a economia, o progresso social ou a gestão dos conflitos armados em Portugal.

 

A nível mundial, o cenário é semelhante a Portugal com uma média global de 54% dos inquiridos a afirmar que votariam em Kamala Harris, contra apenas 26% que votaria em Donald Trump. No entanto, na questão sobre quem acham que será o próximo presidente, as percentagens ficam mais equilibradas com 47% dos inquiridos a dar a vitória a Harris e 34% a Trump.

 

O diretor geral da Intercampus, António Salvador, afirma que “apesar deste estudo revelar uma clara preferência global pela vitória da candidata Kamala Harris, existe ainda uma grande incerteza acerca do resultado efetivo das eleições sobre a intenção de voto e a perceção de quem poderá ser o vencedor”.

 

Na distribuição global, Kamala Harris é significativamente mais popular na América Latina e na Europa Ocidental, enquanto Donald Trump tem um maior apoio na Europa Oriental e no Sudeste Asiático. O Top de países que apoiam Kamala Harris é liderado pela Dinamarca, onde 85% dos inquiridos afirma que votariam nesta candidata, seguindo-se a Finlândia (82%), a Suécia e a Noruega (ambas com 81%). Já relativamente a Trump, o Top de apoiantes é composto pela Sérvia (59%), Hungria (49%), Bulgária (49%) e Cazaquistão (44%).

 

O inquérito realizado revela que duas em cada três pessoas acreditam que as eleições americanas têm um impacto “muito elevado/elevado” no seu país. 38% considera que Kamala pode melhorar a posição da América no mundo, contra apenas 19% que acha que Trump o pode fazer. Pelo contrário, 48% dos inquiridos consideram que Trump poderá deteriorar a posição dos EUA no mundo.

 

Em tempos de grande instabilidade mundial, 32% dos inquiridos acredita que a vitória de Kamala Harris poderá ajudar na estabilidade global, enquanto 49% considera que a vitória de Donald Trump poderá ter o efeito oposto. No que diz respeito ao atual conflito entre a Ucrânia e a Rússia, 59% dos participantes no inquérito aconselha o futuro presidente a aumentar o envio de recursos americanos à Ucrânia, ou a mantê-los nos níveis atuais.

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 5 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 5 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 6 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 6 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 7 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 7 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 7 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 7 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 7 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 9 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 9 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 9 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 10 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 10 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 10 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 10 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 10 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 11 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 11 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.