Partilhar

Dia Mundial da Poupança: 4 dicas sustentáveis para uma poupança inteligente

O Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de outubro, destaca a importância de gerir de forma inteligente o orçamento familiar e promover uma abordagem responsável nas compras.

31 Outubro 2024
Forever Young

 Com a crescente consciência ambiental, cada vez mais consumidores estão a descobrir o poder da economia circular, com já 31% dos europeus a utilizá-la como forma de poupança, o que lhes permite economizar enquanto cuidam do planeta.

Neste sentido, a Swappie, líder na compra e venda de iPhones recondicionados e defensora de uma utilização sustentável da tecnologia, apresenta quatro dicas práticas para um consumo mais consciente e centrado na circularidade:

1 | Consumir menos, racionalizar mais

Adotar práticas diárias de consumo consciente começa em casa e traduz-se em pequenos gestos: optar por eletrodomésticos eficientes, como os de classe A+++, desligar dispositivos em standby e separar resíduos para reciclagem, são passos simples, mas eficazes, para reduzir o impacto ambiental. Cada uma destas decisões reduz o desperdício de energia e recursos, promovendo uma poupança considerável a longo prazo.

Optar por embalagens de vidro, que são 100% recicláveis e duráveis, tem um grande impacto e ajuda a evitar a produção excessiva de plástico. Substituir pilhas convencionais por recarregáveis, apesar do custo inicial, resulta em poupanças a longo prazo e reduz significativamente o lixo eletrónico.  Além disso, reutilizar materiais, como livros e jornais em atividades com crianças são pequenos passos que geram poupanças consideráveis ao fim do mês e ajudam a criar uma cultura de sustentabilidade.

2 | Valorizar mais o que é mais económico 

É comum pensar-se que o que é barato ou gratuito tem pouco valor. No entanto, muitas vezes essa perceção pode estar errada, já que o valor não se mede apenas pelo preço, mas pela utilidade e pelo impacto que algo pode ter. Atividades culturais, produtos em segunda mão ou simplesmente a informação disponível online oferecem oportunidades valiosas que enriquecem a vida de quem os utiliza.

Aproveitar ao máximo o que nos rodeia também significa escolher alternativas de transporte mais sustentáveis. Na mobilidade, optar por transportes públicos, bicicleta ou caminhar reduz a pegada ambiental, promove um estilo de vida mais saudável e ajuda a carteira. Para os que utilizam o carro, partilhar a viagem com colegas que moram nas proximidades permite dividir custos e reduzir emissões, tornando o trajeto mais económico e sustentável.

3 | Recondicionar, em vez de substituir

Antes de adquirir novos produtos, é fundamental avaliar a necessidade real de substituir o que já se tem. Manter equipamentos até ao final da sua vida útil e apostar em recondicionados ou reparações evita a pressão sobre recursos naturais e reduz o desperdício. Adquirir produtos recondicionados oferece uma alternativa de qualidade a um preço inferior, com poupanças que podem atingir até 40% em comparação com produtos novos.

Ao oferecer valores competitivos para iPhones usados, as empresas de recondicionados garantem que os consumidores podem obter o melhor retorno ao vender ou adquirir tecnologia de ponta a preços acessíveis. Assim, comprar um dispositivo recondicionado proporciona uma excelente relação custo-benefício, uma vez que é mais acessível e vem com garantias que asseguram a qualidade e a funcionalidade, dando aos consumidores uma experiência segura e económica. Esta escolha também alivia a pegada ecológica, pois prolonga a vida útil dos equipamentos ainda funcionais e combate o problema dos resíduos eletrónicos.

4 | Poupar hoje, ganhar amanhã

O ditado “no poupar está o ganho” continua atual e, para quem tem dificuldades em poupar, o primeiro passo é rever todas as despesas e organizar um orçamento, dividindo-o em receitas, despesas e poupança. A técnica 50-30-20 pode ajudar e facilitar o processo, já que 50% do rendimento é destinado às necessidades, 30% aos desejos e 20% às poupanças ou redução de dívidas. Além disso, questionar a real necessidade antes de comprar e valorizar alternativas sustentáveis, como reduzir, reutilizar e reciclar, ajuda a evitar compras impulsivas e gastos desnecessários.

Mais Recentes

Sisifemia: conheça os sintomas e como prevenir “síndrome do trabalhador incansável”

há 6 minutos

Dia Mundial da Poupança: dicas para poupar e comprar casa

há 19 minutos

Ainda não sabe como entreter os miúdos este Halloween? Temos a solução

há 22 minutos

Está no meio de um posto de gasolina e cada noite custa mais de 300 euros: venha conhecer o único hotel 0 estrelas do mundo

há 44 minutos

Todas querem o novo casaco da Lefties: quem o comprar nunca mais o vai querer tirar (custa apenas 29,99 euros)

há 48 minutos

Mesmo off este é o eletrodoméstico que consome mais eletricidade: desligue-o e poupe 20% da fatura mensal da luz

há 57 minutos

A loucura pela loiça ‘vintage’ já chegou à da Zara Home: a partir de 3,99 euros embeleze a sua mesa

há 1 hora

Estas moedas de 2 euros podem chegar a valer centenas ou mesmo milhares de euros: veja se tem alguma na sua carteira

há 3 horas

E se fosse consigo? Mulher usou pedra avaliada em 1 milhão de euros durante 10 anos como batente de porta

há 3 horas

Está a chegar a época dos jantares de Natal e uma pergunta que se impõe: quantas cervejas se podem beber antes de conduzir?

há 4 horas

Por menos de 2 euros decore a sua casa para o Halloween: basta dar um pulinho ao Aldi mais próximo

há 4 horas

Detergente para roupa da Mercadona só custa 12 cêntimos por dose: não admira que se vendam mais de 2 mil unidades por dia

há 4 horas

A nova “pechincha” do Lidl: um colete que não se molha com a chuva e custa apenas 6,49 euros

há 4 horas

Estas são as cores mais usadas pelas pessoas menos inteligentes, de acordo com a Inteligência Artificial

há 4 horas

É daquelas que pessoas que não consegue parar de comer? Cuidado, muito cuidado pode ser compulsão alimentar

há 5 horas

Salsa: um ingrediente repleto de coisas boas para a sua saúde

há 5 horas

Óbito: Morreu Graham “Dingo” Dinkelman, youtuber de cobras depois de picado por uma das mais venenosas do mundo

há 5 horas

Saúde pública: pesquisa revela que aves urbanas, como gaivotas e pombos «podem estar a espalhar ‘super-bactérias’ resistentes a medicamentos»

há 5 horas

Dia Mundial da Poupança: 4 dicas sustentáveis para uma poupança inteligente

há 5 horas

Óbito: Morreu Carlos Tuta, antigo presidente da Câmara de Monchique

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.