A exposição ”World Unseen”, concebida para quebrar barreiras e democratizar o mundo da arte e da fotografia, foi criada através da impressão de imagens em relevo, utilizando a tecnologia da Canon para criar texturas que podem ser exploradas através do tato. Para além disso, a exposição é complementada com descrições em áudio e em Braille, para que os visitantes possam criar uma ligação com as histórias e emoções por detrás das imagens.
A exposição, cuja chegada a Portugal conta com o apoio da ACAPO, também procura gerar, em toda a sociedade, empatia e compreensão em relação às dificuldades e barreiras enfrentadas pelas pessoas com problemas ou deficiências visuais – e não apenas quando se trata de desfrutar da arte e da cultura, mas também noutras áreas. Por este motivo, cada imagem será também exposta de forma diferente, para refletir diferentes tipos de deficiência visual, desde o glaucoma à retinopatia diabética, de modo a sensibilizar o público para as limitações de acessibilidade nos espaços artísticos e culturais.
Um êxito internacional que chega agora a Portugal
A exposição, que já foi apresentada em países como a Bélgica, Eslovénia, Marrocos e Reino Unido, inclui trabalhos de fotógrafos de renome mundial e Embaixadores Canon. Entre estes estão Muhammed Muheisen, fotojornalista e vencedor do Prémio Pulitzer; Brent Stirton, fotojornalista sul-africano, também vencedor de vários prémios; Sebastião Salgado, famoso fotojornalista brasileiro; Yagazie Emezi, artista nigeriana; e Heidi Rondak, fotógrafa de moda.
“Com este projeto, queremos combinar o poder da fotografia e da impressão para promover a acessibilidade da arte e da cultura, de forma a que possam chegar a mais pessoas. Para além disso, pretendemos também sensibilizar para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiências ou dificuldades visuais. A exposição ‘World Unseen’ é uma ferramenta para conectar o público com as histórias extraordinárias que contam estas imagens captadas por fotógrafos de renome mundial,” afirmou Pilar González, Diretora de Comunicação da Canon Espanha e Portugal.
“Para a ACAPO, é um prazer associar-se a esta manifestação que torna a cultura mais acessível para todos, sendo também um contributo para que as pessoas com deficiência visual possam desfrutar de outras formas de criação artística – e, quem sabe, envolver-se ativamente na criação de arte em formatos que, à primeira vista, só seriam interessantes para quem usa o sentido da visão,” comentou Rodrigo Santos, Presidente da Direção Nacional da ACAPO.
A exposição “World Unseen” tem acesso gratuito e estará patente entre 15 de novembro, das 15h às 19h, e nos dias 16 e 17 de novembro, entre as 10h e as 18h, no edifício da ACAPO – Av. Dom Carlos I, nº 126, 1200-651 Lisboa.
Todas as pessoas que desejem visitar a exposição podem inscrever-se e reservar o seu lugar gratuitamente no seguinte link: https://forms.office.com/e/epKEfwE73q