Partilhar

Galáxia Skyfood apresenta novo menu assinado pelo chef Roberto Barros

Uma odisseia gastronómica que honra a tradição madeirense com um toque cósmico

15 Dezembro 2024
Sandra M. Pinto

Galáxia Skyfood, o restaurante fine-dining do Savoy Palace, apresenta um novo menu assinado por Roberto Barros, chef do restaurante desde agosto deste ano. Prometendo uma experiência sensorial onde a criatividade e a ousadia gravitam em torno da tradição, a nova carta é inspirada pela autenticidade e pela riqueza dos produtos-estrela da Madeira, e homenageia ingredientes considerados menos nobres, resgatando-os e elevando-os ao centro da mesa.

 

Partindo de ingredientes repletos de história e de uma cuidadosa pesquisa sobre o receituário regional, o chef Roberto Barros transforma produtos como batata-doce, pargo, charuteiro, cavala, cevadinha ou bife do beijinho, e apresenta-os renovados, com técnicas inovadoras e uma visão contemporânea.

 

O menu do Galáxia Skyfood vai para além das fronteiras da ilha e é também uma celebração da herança portuguesa, onde pratos de diversas regiões do país e de outras latitudes se conjugam com os da Madeira, como o waygu com milho frito e trufa, manteiga de alho fermentado e louro – que espelha o encontro perfeito entre várias tradições, mas também entre o passado e o futuro.

 

Para harmonizar as deliciosas iguarias, a equipa de sommeliers liderada por André Ferraz, construiu propostas vínicas cuidadosamente selecionadas para realçar cada momento da experiência gastronómica.  Com uma curadoria de vinhos da Madeira e de Portugal Continental cuidadosamente selecionados e que enaltecem os sabores de cada prato, estas combinações prometem transformar cada refeição numa verdadeira celebração sensorial.

 

A carta pensada ao pormenor inclui menus fixos de 6 e 7 momentos, que apresentam desde pratos vegetarianos até aos clássicos de carne e peixe. A nova carta disponibiliza ainda um menu de 9 momentos, renovado mensalmente, que reflete a criatividade inesgotável e o espírito inovador do chef. Esta seleção exclusiva é cuidadosamente concebida para despertar os sentidos e oferecer uma experiência gastronómica surpreendente e em constante evolução.

 

Além dos menus de degustação, são várias as opções à la carte, onde se encontram entradas como homenagem à cura artesanal de peixe na Madeira com compota de cebola e pão de batata-doce, e criações sofisticadas como a vieira, com moxama de atum da costa, trufa, wasabi, praliné e pêro fermentado. cavala, caranguejo real, alho negro, coração de atum curado e lima kaffir é outra das sugestões para principiar a experiência gastronómica.

 

Nos pratos de carne há ainda propostas que são uma viagem a outros lugares, entre os quais veado com presunto Pata Negra, castanha, alface cogolho e jus da carne. Entre os pratos de peixe, o tamboril com arroz e emulsão de lapas, caviar, moqueca e ice plant, ou o peixe da costa local com choco, migas, enchidos bolota e coentros farão as delícias de quem visita o Galáxia Skyfood. Entre os pratos vegetarianos, o tortellini de abóbora com lima kaffir, beringela fumada e nozes ou o cocô com espargos braseados, azeitona, couve kale, pinhão e maionese verde prometem sabores cósmicos.

 

As sobremesas fecham a experiência com chave de ouro, com destaque para poncha com maracujá, mel e amendoim, ou o requeijão do Santo da Serra, com abóbora e bolo família, entre outras.

O novo menu do Galáxia Skyfood é uma verdadeira viagem de sabores locais e de Portugal Continental, reinterpretados por Roberto Barros, sem nunca perder a essência que os torna tão autênticos. O que é genuíno funde-se com o extraordinário, criando pratos que celebram a diversidade de Portugal, das suas paisagens e do seu mar.

Mais Recentes

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 2 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 3 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 4 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 4 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 5 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 5 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 5 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 6 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 6 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 6 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 7 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 8 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 8 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 9 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 9 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 10 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 11 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 11 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 11 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.